Temporada de tornados nos EUA é a pior em 6 décadas

A atual temporada de tornados é a mais mortal desde 1953, com pelo menos 454 mortos e 50 tornados que atingiram o sul e meio-oeste dos Estados Unidos, segundo dados do governo e número preliminar de vítimas registrado após a tempestade que no domingo atingiu Joplin, no Missouri. Apenas três tornados no decorrer desse período mataram mais pessoas do que as 89 vítimas confirmadas até agora em Joplin.

O número de mortos em Joplin é o maior provocado por um único tornado neste ano. O legista do condado de Newton, onde Joplin está localizado, disse que há expectativas de aumento desse número.

Os outros tornados devastadores registrados neste ano ocorreram como parte de um enorme sistema de tempestade que matou mais de 340 pessoas entre os dias 26 e 27 de abril no Alabama e no Mississippi. Setenta e oito pessoas morreram em Hackleburg e em Phil Campbell, Alabama, e outro matou 61 pessoas em Tuscaloosa e Birmingham, Alabama.

Juntos, esses tornados somam três dos dez tornados mais mortais desde 1950, segundo o laboratório de tempestades severas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), que registra mortes provocadas por tornados desde 1950.

O número de mortos desta temporada supera qualquer um desde 1953, quando 519 pessoas morreram. Um sistema de tempestade em 1925 matou 695 pessoas no Missouri, Illinois e Indiana, segundo estimativas, e uma tormenta em 1840 matou 317 em Natchez, Mississipi, segundo a NOAA. Mas a agência lembra que algumas das tormentas podem ter sido formadas por múltiplos tornados.

Funcionários da NOAA estimam que ocorreram cerca de 1.000 tornados neste ano, o dobro do total de um ano normal, com tempestades violentas do Missouri até a Carolina do Norte. Neste ano, ocorreram 50 tornados fatais, contra a média anual de cerca de 20.

Os tornados podem se formar em qualquer época do ano, mas mais da metade toca o solo em maio e junho. As mortes tendem a ocorrer na primavera (no hemisfério norte), quando muitas das tempestades são mais fortes do que as que acontecem nos meses posteriores.

Os números finais sobre os tornados e mortes causadas por eles só estarão disponíveis daqui a alguns meses porque contagens preliminares incluem relatos duplicados e há tempestades ainda não registradas. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo