Presidente do Iêmen convoca reunião antes de protesto

O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, que enfrenta manifestações populares que pedem sua renúncia, convocou para amanhã uma reunião do Parlamento e do conselho consultivo do país, segundo informou uma autoridade local. Saleh vai realizar a reunião especial antes do “dia de fúria” que organizações da sociedade civil convocaram para quinta-feira.

Após os primeiros protestos, Saleh tomou medidas com o objetivo de aliviar o descontentamento popular. Ontem, ele ordenou a criação de um fundo para empregar universitários formados e a extensão da cobertura dos programas sociais, conforme informou a agência de notícias Saba. O fundo tem como objetivo ajudar 25% desempregados com ensino superior neste ano.

Saleh também decidiu isentar os universitários do restante dos gastos com as aulas até o fim deste ano acadêmico e ordenou o alto conselho de universidade que reduza os custos da educação superior, disse a Saba. O presidente afirmou ainda que os “serviços de seguridade social serão estendidos a mais 500 mil pessoas de famílias em necessidade”.

A diretoria do partido de Saleh, o Congresso Geral do Povo, pediu recentemente a retomada do diálogo com a oposição. O Iêmen, um dos países mais pobres do mundo árabe, enfrenta uma crescente ameaça da Al-Qaeda, um movimento de secessão no sul e revoltas esporádicas de xiitas da seita Zaidi no norte. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo