Grécia é criticada por plano para construir muro

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) criticou hoje os planos do governo da Grécia em construir um muro em parte da sua fronteira seca com a Turquia, alertando que refugiados que buscam asilo político poderão enfrentar dificuldades ainda maiores para escapar da perseguição e dos conflitos.

O comunicado do ACNUR diz que “construir muros não resolve o problema das pressões da imigração”. O ACNUR instou o governo grego a agilizar os esforços para melhorar os procedimentos de concessão de asilo. Parlamentares gregos começaram a debater um projeto de lei da imigração que inclui reformas na concessão de asilo e planeja usar quartéis antigos do exército como prisões para imigrantes detidos.

Também hoje um repórter alemão foi detido perto da fronteira greco-turca. Ele foi libertado após ter sido acusado de violar uma área militar. O equipamento fotográfico do repórter foi confiscado, disse a polícia.

A Grécia virou o ponto mais movimentado da União Europeia (UE) de tráfico de imigrantes ilegais para o bloco. Ontem, a polícia disse que os corpos de dois imigrantes clandestinos foram encontrados congelados na província de Evros (Maritza), perto da fronteira turca. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo