Texano é declarado inocente após 30 anos de prisão

Um texano acusado de estupro e roubo teve sua condenação anulada hoje após ter passado 30 anos na prisão. Cornelius Dupree Jr., de 51 anos, foi formalmente declarado inocente depois de ter ficado atrás das grades entre dezembro de 1979 e julho de 2010. Ele cumpriu 30 anos da sentença de 75 anos antes de sair em condicional em julho. Cerca de uma semana depois, exames de DNA provaram sua inocência. “É uma alegria estar livre novamente”, disse Dupree após ouvir a decisão num tribunal de Dallas.

Ele é o detendo que mais tempo permaneceu na cadeia e foi posteriormente inocentado por um exame de DNA no Estado do Texas, que já libertou 41 presos erroneamente condenados após testes desse tipo desde 2001, mais do que qualquer outro Estado norte-americano.

Em todo o país, apenas dois outros prisioneiros passaram mais tempo na cadeia, segundo dados do Projeto Inocente, entidade que representa Dupree e que se especializou em casos de condenações de inocentes. James Bain ficou detido por 35 anos na Flórida e Lawrence McKinney passou 31 anos numa prisão no Tennessee.

O exame do caso Dupree também inocentou um segundo réu, Anthony Massingill, que posteriormente foi condenado por outro crime sexual e sentenciado à prisão perpétua. Massingill continua na cadeia, mas afirma ser inocente. Os exames de DNA desse caso ainda não foram finalizados.

Em 1979, Dupree foi condenado por estuprar e roubar uma mulher de 26 anos. Um ano depois ele foi sentenciado a 75 anos de prisão por roubo e nunca foi julgado pelo caso de estupro. Dupree e Massingill foram detidos porque eles se pareciam com dois suspeitos procurados em outro caso de agressão e roubo. Eles foram reconhecidos pela vítima num álbum de fotografias. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo