Enchente obriga australianos a deixarem suas casas

Os habitantes da cidade costeira de Rockhampton, no Estado australiano de Queensland, foram retirados hoje de suas casas, à medida que águas provenientes de enchentes se aproximam da região.

Na semana passada, a chuva forte inundou o nordeste da Austrália, com cerca de 200 mil pessoas sendo afetadas pelas enchentes em uma área maior que a França e a Alemanha juntas. Embora a chuva tenha parado, os níveis dos rios ainda estão subindo e transbordando para cidades de baixa altitude, enquanto a água segue o seu caminho em direção ao oceano.

“Esse é um desastre de proporções bíblicas”, afirmou o tesoureiro de Queensland, Andrew Fraser, ao visitar a cidade inundada de Bundaberg.

Rockhampton, que se situa perto da costa, é a próxima comunidade no caminho das águas. Os moradores estocaram alimentos e suprimentos e as autoridades locais retiraram os habitantes que vivem em áreas baixas. O prefeito Brad Carter alertou que cerca de 40% da cidade poderão ser afetados pelo aumento do nível das águas e os habitantes poderão ter de esperar pelo menos duas semanas antes de retornarem às suas casas. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo