Alemanha diz ser responsável por segurança de Israel

O presidente da Alemanha, Christian Wulff, disse hoje, durante conversas com o presidente israelense, Shimon Peres, que o país tem “responsabilidade” em relação à segurança de Israel. “A Alemanha considera que tem responsabilidade em relação ao direito de Israel à existência e segurança”, disse Wulff, o primeiro chefe de Estado alemão nascido depois da Segunda Guerra.

No entanto, ele enfatizou que a segurança de Israel no longo prazo apenas pode ser garantida por meio de paz baseada em uma nação palestina independente, vivendo lado a lado com o Estado israelense.

O presidente alemão realiza visita de três dias ao país do Oriente Médio e aos territórios palestinos, iniciada ontem. Wulff também se encontrará com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, e o presidente palestino, Mahmud Abbas. Hoje ele também visitou o Memorial do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém.

Foguetes

O Exército israelense anunciou hoje que seu informe sobre um artefato bélico sendo disparado da Faixa de Gaza em direção ao país pareceu ter sido um alarme falso. Mais cedo, o Exército acreditava que um foguete havia sido disparado.

Um porta-voz militar informou que, aparentemente, nenhum foguete foi disparado e o informe sobre o artefato foi causado por um alarme falso do sistema de alerta de Israel. Segundo contagem da corporação, militantes palestinos dispararam mais de 190 foguetes ou morteiros próximo a Israel desde o início do ano. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo