Santuário na França reabre após falsa ameaça de bomba

O santuário mariano de Nossa Senhora de Lourdes reabriu para as celebrações na noite deste domingo, após a polícia francesa ter esvaziado a área devido a um alarme falso de bomba, num dos dias mais movimentados do ano no local. “Uma inspeção da área mostrou que a ameaça era infundada”, afirmou um porta-voz do santuário.

Milhares de pessoas, muitas delas com deficiências físicas ou doentes, haviam sido retiradas do santuário de Lourdes, no sul da França, após uma ameaça de bomba no dia da Assunção de Nossa Senhora.

Cerca de 30 mil peregrinos estavam no local, localizado no sopé dos Pirineus, no final desta manhã (horário local), quando a polícia de Lourdes recebeu uma ameaça dizendo que uma bomba seria explodida na tarde deste domingo, disse o porta-voz do santuário, Pierre Adias.

A polícia ordenou a retirada de todas as pessoas do santuário, e peritos em explosivos foram enviados para inspecionar a área. Os peregrinos foram aconselhados a deixar o local quando a missa do meio-dia estava para começar. “O santuário está vazio”, declarou Adias por telefone.

Uma mensagem postada na página da TV Lourdes na Internet afirmava que a cobertura ao vivo dos serviços no santuário neste domingo não estava disponível por razões “independentes de nossa vontade”.

O feriado do dia 15 de agosto registra um grande fluxo de peregrinos em particular em Lourdes, famosa por seus poderes de cura. Alguns peregrinos vieram para as cerimônias deste ano em cadeiras de rodas, apoiados por familiares, segundo imagens mostradas na televisão francesa.

O Dia de Assunção marca a subida aos céus da Virgem Maria, e é um feriado na França e em vários outros países. Segundo a Igreja Católica, Lourdes é o local das aparições da Virgem Maria a Bernadette Soubirous há 152 anos.

Voltar ao topo