Gaza receberá material de construção em breve, diz Blair

O enviado especial do Quarteto (Estados Unidos, Organização das Nações Unidas, União Europeia e Rússia) para o Oriente Médio, Tony Blair, disse hoje que espera que material de construção comece a chegar à Faixa de Gaza em três semanas, agora que Israel concordou em aliviar o bloqueio ao território governado pelo Hamas.

Blair disse que Israel está finalizando seus procedimentos para determinar o que poderá entrar em Gaza e o que continuará proibido, mesmo depois que o bloqueio for afrouxado. “Assim que os israelenses tiverem sua lista de itens proibidos, haverá uma série de materiais de construção que entrarão no território, é só uma questão de tempo”, disse o ex-primeiro-ministro britânico, após uma reunião em Madri com o premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

Israel concordou em aliviar o bloqueio ao território costeiro por pressão internacional, após um ataque israelense contra uma flotilha que levava ajuda humanitária e ativistas pró-palestinos. A represália aconteceu no dia 31 de maio como uma resposta aos ataques com foguetes lançados pelo Hamas contra seu território, justificou o governo israelense.

A entrada de material de construção é crucial para reconstruir as edificações destruídas pela ofensiva militar israelense contra Gaza, ocorrida entre o final de 2008 e início de 2009. Israel teme que materiais como cimento e metais possam ser usados com propósitos militares.

Grupo de trabalho

Um porta-voz militar israelense, major Guy Inbar, disse hoje que Israel e a Autoridade Palestina chegaram a um acordo para formar dois grupos de trabalho para determinar como transferir mais bens para Gaza por meio da fronteira controlada por Israel e gerir projetos internacionais de construção. Israel pediu à Autoridade Palestina que priorize projetos de educação, saúde e infraestrutura.

Voltar ao topo