Flotilhas querem levar armas para Gaza, diz Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou hoje que a real motivação por trás do envio de navios para quebrar o bloqueio naval à Faixa de Gaza é permitir o livre fluxo de armas para o território palestino. Netanyahu fez as declarações enquanto são realizados preparativos para o envio de vários navios com ajuda humanitária e ativistas pró-palestinos para Gaza, o que pode resultar em confrontos no mar.

No dia 31 de maio, comandos navais israelenses mataram nove ativistas que estavam a bordo de um navio turco que se dirigia a Gaza, dando início a críticas em todo o mundo que forçaram Israel a aliviar o bloqueio, que já dura três anos.

Israel já advertiu o Irã para que desista de seu plano de enviar um navio para Gaza. O navio iraniano é um dos vários que os ativistas afirmam que se dirigirão para Gaza nos próximos meses. Um deles vai partir do Líbano nos próximos dias.

Netanyahu disse que seu governo está elaborando uma lista de armas e itens de uso militar que não terão permissão para entrar em Gaza, “de forma que possamos permitir o restante”. Segundo ele, a lista se tornará pública “nos próximos dias”.

Materiais de construção, que Israel afirma que o Hamas pode usar para fabricar armas e construir bunkers, são proibidos e a grande maioria dos 1,5 milhão de habitantes de Gaza não pode viajar. O bloqueio estrangulou a já pobre economia do território, mas fracassou em enfraquecer o Hamas, um dos principais objetivos do bloqueio.

Voltar ao topo