Britânico substituirá general afastado no Afeganistão

O tenente-general britânico Nick Parker substituirá interinamente o general Stanley McChrystal no comando das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Cabul, anunciou hoje, em Londres, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron. O anúncio veio à tona horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter aceitado a renúncia ao cargo apresentada hoje por McChrystal e nomeado o general David Petraeus para sucedê-lo.

De acordo com Cameron, Parker já atuava como subcomandante das forças da Otan no Afeganistão e exercerá o comando das tropas estrangeiras presentes no país centro-asiático até que a nomeação de Petraeus seja confirmada pelo Congresso dos EUA.

Por meio de nota, Cameron informou ter conversado com Parker e ouvido do general que a missão do Afeganistão “não perderá o ritmo” durante o período.

O afastamento de McChrystal ocorre depois de o general e alguns de seus assessores terem feito críticas a integrantes do alto escalão do governo norte-americano. O general pediu desculpas por seus comentários, feitos à revista Rolling Stone, que escreveu um perfil do general com o título de “The Runaway General” (O general em fuga). A revista só chegará às bancas na sexta-feira, mas o texto foi divulgado na página da revista na internet.

Voltar ao topo