Países árabes pedem ajuda do Brasil em política social

Autoridades do Líbano, Omã, Jordânia e dos territórios palestinos pediram hoje ajuda do Brasil para desenvolver programas de apoio à população mais pobre de seus países. O ministro de Desenvolvimento Social do Brasil, Patrus Ananias, se reuniu com autoridades da área social desses quatro países para discutir formas de ajudá-los a gerar iniciativas para melhorar as condições de vida dos setores mais vulneráveis.

O Líbano busca apoio para desenvolver programas de atenção a crianças e idosos, enquanto Omã, Jordânia e os territórios palestinos querem auxílio para iniciativas mais amplas. “Em 2004, o Egito pediu apoio ao Banco Mundial para conhecer experiências de programas sociais e o banco indicou o Brasil e o México, com seu programa Oportunidades. Desde então, temos uma cooperação com o mundo árabe”, explicou o ministro Patrus Ananias.

O tema foi abordado durante uma reunião de dois dias entre ministros da área social de países da América do Sul e dos países árabes, iniciada ontem. Entre as iniciativas brasileiras que chamaram a atenção dos países visitantes está o programa de benefícios contínuo, dirigido a idosos e deficientes cujas famílias recebem menos de um quatro de salário mínimo por familiar, o que corresponde a US$ 70, 83 por mês.

Eles também manifestaram interesse pelo programa nacional de inclusão de jovens, que oferece assistência a pessoas entre 16 e 17 anos para melhorar sua escolaridade e qualificação para o mercado de trabalho. Os programas sociais desenvolvidos pelo Brasil desde 2003 permitiram que 20 milhões de pessoas saíssem das condições de extrema pobreza, segundo o governo, embora ainda haja 30 milhões de brasileiros em condição de pobreza.

Voltar ao topo