Hillary Clinton elogia posição argentina sobre Irã

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, quer se assegurar de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “compreende a preocupação mundial com o Irã”. Ela disse isso a jornalistas em Buenos Aires, onde se reuniu ontem com a presidente argentina, Cristina Kirchner.

“Foi constatado que o Irã está violando as determinações da Agência Internacional de Energia Atômica e do Conselho de Segurança da ONU”, disse a secretária de Estado. “Esse será um tema abordado pelo Conselho de Segurança, então quero me assegurar de que (o presidente Lula) tem a mesma compreensão que nós temos sobre como esse assunto vai se desenrolar.”

A norte-americana aproveitou para elogiar o governo argentino em seu posicionamento em relação ao Irã. Em coletiva após o encontro, Hillary sublinhou “a liderança Argentina na campanha de não-proliferação nuclear”. “Os argentinos têm uma compreensão clara sobre os perigos da proliferação de armas nucleares”, disse, após elogiar as atitudes de Cristina Kirchner em relação ao Irã.

Durante reunião de quase duas horas com Cristina, a secretária ofereceu-se para mediar conflito entre Argentina e Inglaterra por causa das Ilhas Malvinas. “Gostaríamos de ver a Argentina e a Grã-Bretanha na mesa de negociações” discutindo a situação. Cristina agradeceu “a amável intermediação” de Washington.

Hillary chega amanhã a Brasília, onde se encontra com Lula e o chanceler Celso Amorim. Os EUA levarão ao governo brasileiro um recado: é “um erro” o Brasil não apoiar sanções contra o Irã no Conselho de Segurança da ONU. Ela vai insistir na necessidade de unidade internacional para pressionar o Irã, segundo apurou a reportagem.

Voltar ao topo