Submarinos nucleares de França e Reino Unido colidem

Dois submarinos equipados com armas nucleares, um da Grã-Bretanha e outro da França, colidiram no início de fevereiro no fundo do Oceano Atlântico, provocando danos às embarcações, mas sem que houvesse liberação de radioatividade, confirmou nesta segunda-feira (16) uma fonte no governo britânico. O incidente foi noticiado em primeira mão pelo tabloide inglês The Sun. O funcionário do governo britânico confirmou a colisão, mas exigiu anonimato por tratar-se de assunto delicado.

O HMS Vanguard, primeiro submarino britânico armado com mísseis Trident com ogivas nucleares, e o submergível francês Le Triomphant, que também levava mísseis nucleares, sofreram danos menores. Nenhum tripulante ficou ferido. A fonte britânica disse que a “capacidade de contenção do Vanguard não foi afetada e a colisão não comprometeu a segurança nuclear”. O HMS Vanguard, que começou a operar em 1994, é um dos quatro submarinos nucleares britânicos. Cada um deles é capaz de transportar 16 mísseis Trident carregados com ogivas atômicas.

No último dia 6, o Ministério da Defesa da França informou que o Le Triomphant havia atingido “um objeto submerso, provavelmente um contêiner”, quando retornava de uma patrulha, danificando o sonar do submarino. O Ministério da Defesa da França não confirmou a data da colisão nem fez nenhuma menção a colisão com um submarino britânico. Ainda segundo os franceses, não houve vítimas nem danos à carga radioativa da embarcação.

Voltar ao topo