Chileno fará viagem pela América em 75 dias

Percorrer 23 mil quilômetros, de carro, em 75 dias passando por catorze países da América Latina. Essa é a proposta do projeto Aventura pela América, que o chileno, residente em Guarapuava, na região central do Paraná, Christian Pedro Díaz Gramunt, de 33 anos, pretende fazer junto com a mulher e três filhos menores.

Com o projeto, Christian passará por quarenta pontos turísticos, e quer produzir um material informativo sobre esses lugares. Além disso, pretende divulgar as belezas do Paraná junto às agências turísticas dos países por onde passar.

A família deixará Guarapuava em 22 de dezembro, e no roteiro estão os países do Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Aruba, Curaçao, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Christian comenta que a diferença desse projeto com outros já realizados, é que eles entrarão no Brasil por Roraima, e passarão por Manaus, de onde irão de balsa até Porto Velho, percorrendo cerca de 1.300 km em sete dias pelo Rio Madeira.

Entre as curiosidades da viagem, ressalta, estão as diferenças culturais que irão enfrentar durante o percurso. “Passaremos por países onde falam português, espanhol, inglês, holandês, francês e um dialeto chamado papiamento, que se fala em Curaçao e Aruba, que é uma mistura do espanhol, inglês e português”, disse o aventureiro. Além disso, cruzarão por variadas paisagens, o deserto, cordilheira, selva e oceanos; e enfrentarão diferentes temperaturas, que variam entre 40º positivos e 20º negativos.

Patrocínio

Em toda a viagem, calcula Christian, a família deverá gastar cerca de R$ 20 mil. Nesse valor estão incluídos os 3 mil litros de combustível, além de alimentação hospedagem e manutenção do carro. O aventureiro diz que até agora conseguiu parte dos recursos, e está aberto a novas propostas, que podem ser em espécie ou mesmo em produtos. “O patrocínio não precisa ser em dinheiro, mas sim em pneus, filmadora ou outros produtos que iremos necessitar. Os nomes dos colaboradores serão divulgados no carro, nas reportagens e no site da internet onde será possível acompanhar toda a viagem”, afirmou. Quem quiser colaborar com o projeto Aventura pela América pode entrar em contato com Christian Díaz pelos telefones (42) 624-0667 ou 9977-9942.

Família já viveu outras aventuras

Rosângela Oliveira

Essa não será a primeira aventura que Christian Pedro Díaz Gramunt fará. Em 1988 ele percorreu 3 mil quilômetros de bicicleta, entre Guarapuava e Chile, em 23 dias. Em 1992 ele, a mulher, Sandra, e o filho Ricardo, que na época tinha apenas nove meses, fizeram 1.200 km com uma moto. A viagem foi de Guarapuava à cidade de Arica, no Chile, por onde cruzaram o deserto do Atacama, considerado o mais seco do mundo.

O espírito aventureiro, conta Christian, veio da infância, pois participava do clube de desbravadores da igreja. “Eu também brincava escalando as cordilheiras no Chile”, comenta. Para o Brasil, veio pela primeira vez para visitar um irmão, e voltou mais tarde quando pretendia estudar Teologia. Mas acabou conhecendo a cabeleira Sandra, e sua vida tomou outro rumo. Hoje, passado quinze anos, ele trabalha como vendedor, e o casal já tem três filhos: Ricardo, de 11 anos, Christian Júnior, 9, e Rodrigo, 6, que participam junto com o pai do Clube de Desbravadores Atalia, que Crhistian fundou em Guarapuava.

Voltar ao topo