Vida de modelo não é fácil

Modelo internacional de sucesso, a curitibana Cássia Lara (25), há sete anos residindo em Nova York (EUA), cumpriu agenda profissional em São Paulo, final de semana passado, e aproveitou a viagem para visitar sua família em Curitiba. No pique agitado que o mundo da moda exige, a modelo, de 1,75 m de altura, 57 kg e belos olhos azuis, passou três dias tirando fotografias no Brasil para a fábrica japonesa de automóveis Nissan, e seguiu viajem para os EUA na última terça-feira. Como se não bastasse o cansaço do trecho EUA – Brasil – EUA, anteontem Cássia seguiu para o Japão, onde deve passar quatro semanas em contato com clientes, possivelmente fechando contratos.

A jovem apareceu para o mundo fashion aos catorze anos. Na ocasião ela tirou o terceiro lugar no concurso The Look of the Year (1994), da agência Elite Models. A vencedora foi Claudia Menezes e o segundo lugar ficou com a principal estrela no mundo da moda atual, Gisele Bündchen. Graças ao sucesso dessas e de outras meninas, o mercado da moda fatura atualmente cerca de US$ 22 bilhões no Brasil. A repercussão brasileira ganhou tanta força que eventos como o São Paulo Fashion Week, Semana de Moda e outros fazem parte dos principais desfiles da moda mundial.

?Há dez anos fui morar em São Paulo com minha mãe e depois disso nunca mais parei?, conta Cássia. Após a experiência, a vida da modelo seguiu o rumo das top models: desfiles e ensaios fotográficos em Paris, Japão, Alemanha, Londres e outros grandes centros; os trabalhos já lhe renderam a capa das revistas Vogue e Dior.

Desde 2000 Cássia mora com o namorado em Manhattan, Nova York. Segundo ela, a vida de modelo é corrida mas nem por isso deixa de fazer atividades comuns à maioria das pessoas. ?Gosto de andar de bicicleta, assistir televisão, sair com os amigos e outras coisas?, afirma. ?Além disso ela também está aprendendo a surfar?, lembra Rita de Cássia Crocetti, mãe da modelo. Uma das dificuldades de estar em outro país é a distância da família. Segundo Rita, a troca de e-mail é uma forma de matar a saudade, mas os telefonemas também são importantes. ?Eu é que costumo ligar para ela, as vezes ficamos no telefone por uma hora, apesar de nem sempre ter tanto assunto?, conta Cássia.

Dia de modelo

Na sexta-feira à noite, dia 2 de setembro, Cássia deixou Nova York rumo a São Paulo; o vôo aterrissou pela manhã do sábado. Recém-chegada, a modelo seguiu para uma sessão de massagem e às 15h foi para o trabalho: uma hora de maquiagem e quatro horas fotografando para a Nissan. Após o ensaio, tempo para visitar a família em Curitiba e terça-feira, dia 6, voltou para os EUA.

Voltar ao topo