Festival de Curitiba

Nos palcos e na mesa

Nesse fim de semana, nos dias 28 e 29 de março, aconteceu no Museu Oscar Niemeyer o Gastronomix, o evento gastronômico do Festival de Curitiba. O evento trouxe vários chefs de diversos lugares do país, concentrando diferentes tipos de comidas para serem provadas pelo público.

O evento contou com 33 quiosques que serviam desde queijos, passando por sanduíches, pizzas, barreado, massas, frutos do mar, cervejas artesanais, vinhos, sucos e incluindo variedades de doces como petit gateau e brigadeiros de sabores variados.

“Está muito legal, está confortável, mas reparei que algumas barracas têm muita fila”, comenta Kelly Bill, que compareceu ao evento. Ela e o namorado dizem que também planejam visitar outras atrações do Festival de Curitiba, apesar de ainda não terem nada específico programado.

O evento foi pontuado também por aulas show realizadas por diversos chefs. A principal palestra foi realizada por Alex Atala, chef do restaurante D.O.M em São Paulo. Atala é especializado em culinária brasileira. Sua palestra rodou em torno da cozinha.

“O Brasil hoje vem dando um exemplo para o mundo, e infelizmente ele não se apropria desse exemplo que é entender que a gastronomia não é feita dentro de uma cozinha”. 

Citando a chef Roberta Sudbrack, que trabalha no Rio de Janeiro, Atala falou sobre onde a gastronomia nasce. “Nosso pré-preparo de cozinha não começa na cozinha. Começa na roça. Entender que existe uma cadeia de alimento é fundamental. O Brasil pode sim dar um exemplo”, completa.

O segundo dia de Gastronomix, que ocorreu no mesmo dia do aniversário de Curitiba, foi visitado pela chuva, mas nem isso afastou o público da cidade que compareceu, comeu e fez grandes filas para saborear o que a feira oferecia.

O evento também se preocupou com o meio-ambiente. Por todo o espaço ocupado pelo Gastronomix no museu era possível encontrar latas de lixo marcadas para a separação do reciclável e do não reciclável. Houve também, na entrada, a distribuição de talheres para serem usados no evento.

Estes talheres eram feitos de madeira, que não prejudicam o meio-ambiente como talheres de plástico. Era fácil encontrar pelo evento, também, quiosques para que a louça fosse deixada, sem que ela ficasse espalhada por todo o evento.

Além da gastronomia, no mesmo espaço, estava sendo realizado parte do evento Guritiba, focado em apresentações para crianças. O Buzum!, um ônibus no qual serão apresentadas peças infantis estava presente e chamando as crianças para assistir à peça “Intolerância”, sobre bullying.