Festival de Curitiba

“Ensaio para um adeus inesperado” cativou o público

Com texto de Sérgio Roveri e direção de José Simões e Jean Carlos Sanches, o Festival de Teatro de Curitiba recebeu a peça inédita “Ensaio para um adeus inesperado”, no Portão Cultural.

O espetáculo é uma celebração em comemoração aos 20 anos de carreira da atriz, protagonista da peça, diretora e fundadora da Companhia teatral Pé no Palco, Fátima Ortiz, que contracenou com Pedro Bonacin.

A peça, que ficou em cartaz nos dias 27, 28 e 29 de março, foi sucesso de vendas, tendo os ingressos esgotados dias antes de sua estreia. Com aprovação do público, o espetáculo aborda questões existenciais de níveis inexplorados e profundos, com relações familiares que se desdobram na narrativa de uma mãe cujo filho se suicidou, não deixando nenhum rastro, nenhuma explicação por ter tirado a própria vida.

O cenário contém poucos elementos, com a intenção de enaltecer os valores dos atores. Com pouca iluminação, porém diversos recursos tecnológicos, a peça deixa de lado o senso comum de cenários carregados e foca apenas nos protagonistas.

Partindo de um tema delicado, o texto exigiu dos atores uma atuação impactante e profunda, que passa para o público uma reflexão sobre a vida e seus mistérios. Para a protagonista Fátima Ortiz, interpretar o papel de uma mãe que perde seu filho é complicado e é necessário ter maturidade e muita dedicação.

“A primeira coisa importante para a gente fazer um espetáculo ou um personagem, é a paixão pelo texto. […] O que me ajudou bastante para fazer esse trabalho, foi que nós fizemos várias leituras para grupos diferentes de pessoas e isso me nutria muito”, ressalta.

E ela contou ainda que foi necessária muita dedicação, pois os ensaios ocorriam durante quatro horas diárias desde janeiro. E que se colocando no lugar da personagem, que é triste, ficou um pouco mais complicado. “Passando pela dor, eu esqueço que estou interpretando, é um papel difícil”, complementa.

O trabalho continua

Para quem se interessou em ver o espetáculo, a companhia pretende fazer uma turnê pelo Brasil, começando por São Paulo, como explica o diretor Jean Carlos Sanches.

“Existe uma ideia dentro do projeto de fazermos temporadas em alguns estados, iniciando por São Paulo. Estamos ajeitando algumas questões internas, e por ser um texto bastante relevante, queremos levar ele para diversas pessoas, porque são de seu interesse”, finaliza.