Festival de Curitiba

Espetáculo circense no dia internacional do circo

O dia internacional do circo, comemorado nesta sexta-feira (27), foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, que foi homenageado na Semana de Arte Moderna – em 1922 – como o maior artista popular brasileiro.

Em meio a tantas comemorações pelo mundo, Curitiba não poderia ficar de fora. Entre as apresentações do Festival de Curitiba, esteve “Quem não tem lona, pede carona”, encenada pela Cia dos Tortos e dirigida por Pedro Fontana. As duas únicas apresentações ocorreram ontem (26) e hoje, nas praças Rui Barbosa e Santos Andrade, respectivamente.

Ana Laura, 15 anos, que assistiu ao espetáculo, achou essa celebração acidental muito interessante. “O circo não é só o que nós vemos, não é só a tenda, tem muito mais coisas envolvidas”, comenta. 

Já o ator e diretor da peça, Pedro Fontana, afirmou que essa “feliz coincidência” – como ele próprio chamou – não estava nos planos, “fizemos essa peça para homenagear o circo e sua cultura e é uma grande honra para nós (a companhia) podermos fazer essa apresentação hoje”.

O grupo paulista afirmou também que estava surpreso com a recepção do público curitibano, e somado ao tempo bom, tudo se transformou em um presente para eles.

Foto: Maria Victória Lima.