Tá faltando gente

Ataque é a maior dúvida do Atlético contra o Sport

Mal saiu de um jogo decisivo, o empate com a Chapecoense pela Copa do Brasil, o Atlético já tem outro duelo importante pela frente. Amanhã, o Furacão encara o Sport, às 18h30, na Ilha do Retiro, pelo Campeonato Brasileiro, em um confronto onde o técnico Paulo Autuori terá que quebrar a cabeça para definir a escalação titular, principalmente o ataque.

Sem poder contar com André Lima, lesionado, e também com Walter, suspenso, o treinador está sem suas duas principais opções para o setor ofensivo. Por isso, ele terá que escalar alguém que ainda não fez esta função no Rubro-Negro nesta temporada – o outro centroavante foi Crysan, que já não está mais no clube -.

Nada que incomode, de fato, o comandante rubro-negro, que já tem na cabeça um possível substituto para a dupla. “Tenho opções. Vamos aguardar, vamos trabalhar, vamos criar estratégias para o jogo. Preciso de uma equipe que tenha intensidade no jogo, que saiba defender bem e que tenha saída. Talvez mais em velocidade do que apoiada por aqueles jogadores que deverão entrar, mas é uma alternativa que nós temos e temos que saber adequar a essa realidade”, afirmou Autuori.

O mais cotado para ser o homem de referência é Pablo. Embora esteja jogando mais recuado nesta temporada, em anos anteriores o camisa 92 já foi homem de área e, por isto, seria o que menos sentiria a mudança de posição. Mas uma outra possibilidade é Yago, que vem ganhando espaço nos últimos jogos, embora não tenha atuado em Chapecó. Neste caso, a entrada dele se encaixaria na questão de apostar na velocidade que o treinador ressaltou, deixando o time mais ágil na fente, sem um homem de referência. Inclusive, é possível até uma rotação entre os atacantes das pontas com aquele que estiver mais na área, até para confundir a marcação.

Uma outra opção seria promover as estreias dos meias-atacantes Lucas Fernandes e Luciano Cabral, que chegaram recentemente ao clube e estarão relacionados para a partida. Porém, justamente pelo fato de ainda estarem se ambientando no Rubro-Negro, a tendência é que fiquem no banco de reservas, para evitar uma mudança drástica na formação da equipe, já que Rafael Galhardo será o titular da lateral-direita, no lugar do suspenso Léo.

“O Galhardo vai começar, sem dúvida. O Lucas (Fernandes) é uma opção sim. E o Luciano (Cabral) também. Agora, o que temos que entender é que não posso colocar três jogadores que nunca jogaram. Pô, vou comprometer completamente o coletivo da equipe. Não que eles não tenham qualidade, mas ainda não estão habituados à maneira como a equipe joga. Certamente, pela qualidade que têm, podem agregar em termos coletivos, mas têm jogadores há mais tempo que dão mais garantias”, explicou o treinador rubro-negro.

Sons! Leia mais sobre o Atlético na coluna do Mafuz!