Velhos conhecidos

Coritiba e Vitória têm história na Sul-Americana

Mais uma vez Coritiba e Vitória farão um confronto internacional. Com os resultados da Copa do Brasil de quarta-feira (27), foram conhecidos os confrontos brasileiros da segunda fase da Copa Sul-Americana. E, pela terceira fez na competição, o Coxa enfrentará o rubro-negro baiano.

Até aqui, um duelo equilibrado e que sempre foi definido nos pênaltis. Em 2009, em meio à saída do técnico René Simões e a chegada de Ney Franco, o Vitória se deu melhor. No jogo de ida, no Barradão, 2×0 para os donos da casa. Na volta, no Couto Pereira, o Alviverde devolveu o placar, com gols de Marcelinho Paraíba e Renatinho, mas acabou perdendo nos pênaltis por 5×3 e foi eliminado.

Coritiba x Vitória
Em 2009 o Coxa foi eliminado nos pênaltis pelo Vitória, que contava com Neto Berola. Foto: Arquivo

Já em 2013 a situação foi muito parecida, mas com um final diferente. Na ida, no Barradão, o Vitória ganhou por 1×0, enquanto na volta, no Couto Pereira, o Coritiba fez o mesmo 1×0, com Júlio César. Mais uma vez, disputa por pênaltis, mas com final feliz para o time coxa-branca, que ganhou por 4×3. Na fase seguinte, porém, a equipe paranaense foi eliminada pelo Itagüi, da Colômbia, após duas derrotas, 1×0 no Couto e 2×1 em Itagüi.

Desta vez, quem se classificar terá um argentino pela frente: o vencedor do duelo entre Estudiantes e Belgrano. Um fato curioso é que dois jogadores que defenderam o Vitória nos confrontos atualmente estão no Alviverde, o goleiro Wilson, que estava no clube baiano, em 2013, e o atacante Neto Berola, que jogou em 2009.

Antes, Coritiba e Vitória fazem um aperitivo. Na próxima quarta-feira (3), àss 19h30, eles jogam pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida até mudou de horário local. Antes marcado para às 21h no Barradão, o confronto será disputado no Joia da Princesa, em Feira de Santana, devido aos jogos de futebol nas Olimpíadas. Como Salvador é uma das cidades-sedes do esporte, com a Fonte Nova sendo o estádio utilizado, não é permitida a realização de outros jogos na cidade.