Análise

Semana será decisiva e trará desafios ao Tricolor

Após três jogos seguidos sem vencer (dois empates e uma derrota), o Paraná se distanciou do G4. Além de ter caído para o sétimo lugar, o Tricolor agora está quatro pontos atrás do Atlético-GO, que é o quarto colocado. Restando duas rodadas para o término do primeiro turno, a equipe paranista terá que vencer os próximos dois jogos se quiser terminar esta metade da competição, se não entre os quatro, pelo menos perto de entrar na turma do acesso.

E estes próximos dois jogos serão dois extremos para o Paraná. Primeiro, no sábado (30), recebe o Ceará, vice-líder da Série B, apenas dois pontos atrás do líder Vasco. Depois, encerra o turno fora de casa, no dia 2 de agosto, uma terça-feira, contra o Tupi, penúltimo colocado e que não vem tendo muita regularidade na competição.

Contra o clube cearense será o maior desafio. Não só pela boa campanha do adversário, mas também pelo retrospecto dos dois na competição. O Ceará tem a quinta melhor campanha como visitante, com 11 pontos em oito partidas, enquanto o Tricolor é apenas o 11º melhor mandante, com 13 pontos somados. Perdeu apenas uma vez em casa, mas empatou os dois últimos jogos na Vila.

De certa forma, a vitória neste jogo é mais essencial que diante do Tupi. Além de jogar em casa, o time paranista, se ganhar, segura um adversário direto pelo G4, que na próxima rodada enfrenta o Vasco, em mais um jogo onde pode perder pontos e deixar o Paraná se aproximar, ou tirar a vantagem da equipe carioca, embolando ainda mais a briga pelo acesso.

Já contra o clube mineiro, a ‘obrigação’ de vencer é pelo mau momento do adversário. O Tupi só não chegará na última rodada do primeiro turno se ganhar do Náutico, fora de casa, onde somou apenas um ponto, e Goiás, Bragantino e Joinville perderem. Mas como mandante o Galo Carijó vem melhorando. São 14 pontos em 24 disputados. Por outro lado, o Tricolor soma 12 pontos como visitante e se não fosse o vacilo contra o Criciúma, semana passada, os números seriam ainda melhores, o que transforma a última rodada em uma missão menos complicada que o compromisso contra os cearenses.

O que é certo é que o Paraná não pode desperdiçar pontos nestes dois jogos. Duas derrotas podem tirar a equipe da metade de cima da tabela e a faria entrar no segundo turno ainda mais pressionada. Ou seja, a próxima semana será fundamental e decisiva para as metas paranistas na temporada.

O que pesa a favor do Tricolor é que, apesar de não ter vencido os últimos três jogos, apenas CRB (13 pontos), Ceará (10) e Londrina (9) somaram mais pontos, o que mostra que a Série B está muito equilibrada e e possível uma recuperação a curto prazo. Duas vitórias seguidas podem comprovar isso.