Mico nos jogos

Vila Olímpica tem 600 novos trabalhadores em ‘força tarefa’

Além de delegações de quase 100 países, a Vila Olímpica está recebendo nesta segunda feira o reforço de 600 trabalhadores para corrigir os problemas nos alojamentos dos atletas. Após a delegação australiana se negar a ocupar o seu edifício na Vila dos Atletas, por considerá-lo “inabitável”, o Comitê Rio-2016 organizou o que chamou de “força tarefa” para “deixar tudo pronto entre quinta e sexta-feira”.

Os 600 funcionários serão divididos em três turnos. As equipes são formadas por encanadores, eletricistas e trabalhadores da área de limpeza. São exatamente os três pontos da queixa apresentada no domingo pela delegação da Austrália.

Desde o início da manhã de domingo, quando foi aberta oficialmente, 96 delegações ocupam a Vila dos Atletas. Até o fim desta segunda-feira, o número deverá saltar para 115. No total, 1.600 pessoas deverão dormir no local nesta noite, sendo 400 atletas.

Prédio da Austrália é o pior, admite Eduardo Paes

Brasil dá aula de ineficiência e má gestão./Foto: Reprodução: Rede Globo

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou nesta segunda-feira que já tinha conhecimento desde a última sexta-feira das más condições do prédio da Vila Olímpica que abriga a delegação da Austrália. Ele disse que técnicos da prefeitura e da Companhia Municipal de Limpeza Urbana foram cedidos para ajudar a consertar os problemas nos apartamentos.

Paes reiterou que a responsabilidade pela conservação da Vila Olímpica é do Comitê Rio-2016, organizador da Olimpíada. Questionado sobre quem vai ressarcir os gastos das delegações estrangeiras que contrataram serviços particulares para os consertos, o prefeito disse que a pergunta deve ser feita ao comitê.

“O prédio da Austrália é, sem dúvida, o pior de todos. Na sexta-feira, eu soube dos problemas e profissionais da prefeitura já estão trabalhando para ajudar o comitê organizador. Lamento que tenha acontecido, mas as providências já estão sendo tomadas”, afirmou o prefeito, ao chegar para a abertura de um seminário sobre esportes e negócios, no Museu do Amanhã

Sobre a declaração de que pensava em levar um canguru para a porta do prédio da Austrália, a fim de que os australianos “se sentissem em casa”, Paes procurou ser mais amistoso: “A Austrália é um país maravilhoso, são todos muito bem-vindos”. Paes lembrou que a Vila Olímpica está sob responsabilidade do comitê organizador “há mais de três meses”.