De olho no G4!

Atlético volta a vencer e está entre os melhores do Brasileirão

Depois de dois empates e duas atuações ruins, o Atlético se reabilitou. Com uma partida mais equilibrada e um rendimento melhor, o Furacão derrotou o Fluminense por 1×0, neste domingo (24), na Arena da Baixada, e se recolocou entre os melhores do Campeonato Brasileiro. O destaque da vitória foi Hernani, autor do gol e melhor jogador em campo.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

No ritmo do rodízio, Paulo Autuori tirou André Lima e Paulo André do time titular, escalando na frente o jovem Yago, em seu primeiro jogo como profissional, e na zaga Wanderson, que é o imediato no setor. A promessa de preservar um dos volantes e de não escalar Vinícius foram deixadas de lado. Do outro lado, Levir Culpi levava a campo um time bastante rápido, para aproveitar as características do gramado artificial da Baixada.

E a velocidade foi a marca do início do jogo. Depois de uma arrancada de Maranhão que complicou a zaga atleticana, o Furacão encaixou um contra-ataque rapidíssimo com Yago, que deixou Vinícius de frente para o gol – e se não fosse Gum os donos da casa sairiam na frente com seis minutos de jogo. No minuto seguinte, Pablo mandou colocado, mas Diego Cavalieri fez ótima defesa.

O Atlético era melhor, principalmente com a movimentação de Yago e Pablo. Mas uma falha de Vinícius no passe fez o Flu chegar com Richarlison. Weverton saiu, roubou a bola e tentou sair jogando, mas perdeu para o jogador carioca, que chutou para o gol vazio – Wanderson apareceu para tirar antes da situação ficar pior. “Joga pra frente, toca pra frente”, pedia Autuori, justamente para evitar as bobeadas.

O lance sofrido e o susto deram uma esfriada no Atlético. E o jogo caiu de produção. Walter, agora o camisa 19 do Furacão, era obrigado a buscar o jogo, pois faltava articulação. Mas foi botar um pouco de pressão que tudo voltou ao normal e o gol saiu. Aos 33, depois de rodar a bola pelo campo adversário, Léo cruzou, Walter fez o pivô e tocou para Hernani, que chutou de primeira, indefensável para Cavalieri.

Com o ex-Coritiba Dudu no lugar de Maranhão, o Fluminense tentou ter mais controle da posse de bola no segundo tempo. Mas o Atlético seguia mais perigoso, e aos 7 minutos Hernani cobrou falta e Cavalieri pegou. Para dar mais velocidade, Autuori sacou Vinícius e colocou Juninho, deixando Pablo mais centralizado. E o garoto já entrou com uma bela jogada aos 19 minutos, acertando a trave. O Flu levava perigo principalmente com Richarlison, que ficava entre os zagueiros e incomodava Thiago Heleno e Wanderson.

Mais leve e mais jovem, o Furacão voltou a pressionar. Yago quase ampliou – outra ótima defesa de Diego Cavalieri. E exatamente pela inexperiência do time, não havia quem segurasse a bola e diminuísse o ritmo da partida. Se o Atlético tinha oportunidades, o Fluminense também tinha. E a partida entrou em seus minutos finais totalmente aberta. E com uma boa dose de sofrimento, o Rubro-Negro voltou a vencer na Baixada.

Pai adotivo! Leia mais sobre o Atlético na coluna do Mafuz!

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
1º Turno – 16ª Rodada

ATLÉTICO 1×0 FLUMINENSE

Atlético
Weverton; Léo, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani e Vinícius (Juninho); Pablo, Yago (Giovanny) e Walter (Marcão).
Técnico: Paulo Autuori

Fluminense
Diego Cavalieri, Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Douglas (Edson), Cícero e Marcos Júnior; Maranhão (Dudu), Samuel e Richarlison (Magno Alves).
Técnico: Levir Culpi

Local: Arena da Baixada
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL)
Gol: Hernani 33 do 1º
Cartões amarelos: Vinícius, Léo (CAP); Samuel, William Matheus, Gu,m, Edson (FLU)
Renda: R$ 304.110,00
Público pagante: 14.959
Público total: 16.913