Fora da zona

Coxa vence o Santa Cruz e sobe na classificação

Ufa! Demorou 16 rodadas, mas finalmente o Coritiba conseguiu vencer a primeira fora de casa e, de quebra, ainda deu adeus à zona de rebaixamento. Neste sábado (23), o Coxa venceu o Santa Cruz, em Recife, por 1×0, e agora está em 14º na classificação, com 18 pontos. Kléber fez o gol da vitória ainda no primeiro tempo e agora o time de Pachequinho terá a semana toda para trabalhar para encarar o Flamengo, no próximo domingo (31), no Couto Pereira.

Como ficou claro no último treino em Curitiba, a aposta de Pachequinho para o lugar de Juan (afastado temporariamente) foi o garoto Raphael Veiga, que fazia seu terceiro jogo como profissional. De resto, o mesmo time que jogou bem contra o Atlético-MG, mas perdeu. Do outro lado, o sempre animado Milton Mendes escalava um time agressivo, com os ex-paranistas Arthur (que também atuou no Coxa) e Keno como referências ofensivas.

E os donos da casa tentaram partir para o ataque, tanto que com cinco minutos Wilson já tinha feito uma defesa importante na jogada de Arthur. A tática da marcação adiantada, que foi usada pelo Cori em Belo Horizonte, era agora arma pernambucana, que conseguia impedir a saída de jogo alviverde e ainda roubar algumas bolas e levar algum perigo.

Mas existe uma diferença natural de qualidade entre o Santinha e o Galo – para pior, claro. E isso fez com que o jogo fosse tecnicamente bem fraco. A dificuldade de organização de jogadas do time coral era evidente, e o resultado disso era que um time tentava atacar e mal conseguia, e outro time pensava primeiro em marcar e aí não jogava. Assim o primeiro tempo ia se arrastando.

Era possível vencer. E tanto era possível vencer que na primeira jogada real de ataque o Coritiba abriu o placar – e a dupla KK fez sua parte. Aos 32, Raphael Veiga cruzou da esquerda, a zaga não cortou, Kazim-Richards dominou e apenas rolou para Kléber, que chutou forte, sem chances para Tiago Cardoso. Logo depois, João Paulo quase ampliou numa cobrança de falta.

A partir do gol, o Santa se desestabilizou e o Coxa passou a controlar a partida, quase ampliando com Juninho aos 37 minutos, e tendo outra chance de falta com Raphael Veiga instantes mais tarde. “Estamos jogando com inteligência”, resumiu Kléber na saída para o intervalo.

O Coxa poderia ter deixado a vitória bem mais tranquila logo no começo do segundo tempo. Depois de um belo passe de Alan Santos, Kléber entrou na área te já ia driblando o goleiro Tiago Cardoso, quando foi derrubado. O árbitro marcou pênalti. O prórprio Kléber foi para a cobrança, mas bateu muito mal, no meio do gol, e Tiago Cardoso defendeu.

O lance animou o Santa Cruz, que passou a pressionar e tentar o empate. Só que o Coxa estava firme na defesa e não deu chances. Tanto que Wilson quase não foi incomodado. O Coritiba ainda teve duas ótimas chances de ampliar. Na primeira, Raphael Veiga, um dos destaques do Coxa, cruzou na medida. Kazim cabeceou para o chão e Tiago Cardoso fez uma grande defesa, colocando para escanteio. E nos acréscimos, Felipe Amorim, que havia entrado no lugar de Raphael Veiga, tentou encobrir Tiago Cardoso e a bola acertou a trave.

FICHA TÉCNICA

BRASILEIRÃO
1º Turno – 16ª Rodada

Santa Cruz 0x1 Coritiba

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Léo Moura, Wellington, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, Marcílio e João Paulo; Arthur (Danilo Pires), Keno e Marion (Bruno Morais).
Técnico: Milton Mendes
Coritiba
Wilson; Ceará, Luccas Claro, Juninho (Neri) e Carlinhos; Edinho, João Paulo, Alan Santos e Raphael Veiga (Felipe Amorim); Kleber (Iago Dias) e Kazim-Richards.
Técnico: Pachequinho

Local: José do Rego Maciel (Recife-PE)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e ,Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
Gols: Kléber 32 do 1º
Cartões amarelos: João Paulo (STA); Carlinhos (CFC)
Renda: R$ 133.770,00
Público total: 10.021