Walter virou o 19

Depois de dois empates, Atlético recebe o Flu na Arena

O que deveria ser o terceiro jogo de uma arrancada irresistível virou uma grande interrogação. Após encantar a torcida com a vitória sobre o Cruzeiro, em Belo Horizonte, o Atlético veio para a série de três jogos em casa projetando a entrada no G4 do Campeonato Brasileiro e uma vantagem sólida na Copa do Brasil. Não aconteceu nada disso.

No primeiro jogo, um empate com o Vitória. No segundo, mais um empate, desta vez com a Chapecoense. E nas duas partidas um sofrimento nos minutos finais para fazer do empate no final das contas um bom resultado. Por isso, agora não se imagina como o Furacão vai render neste domingo (24), às 16h, contra o Fluminense. no fechamento da série de jogos na Arena da Baixada.

É verdade que o G4 está ali perto ainda. O Furacão não perdeu terreno na briga pelas primeiras colocações com o tropeço do domingo passado (17). “Tem que entender que nem sempre as coisas funcionam do jeito que a gente quer. O adversário já estuda bastante a gente, sabe a forma como nós jogamos, as nossas características. Então, tem que ter tranquilidade. Futebol é assim. Um dia vai dar certo; no outro não vai”, comentou o goleiro Weverton, um dos principais defensores do trabalho do técnico Paulo Autuori.

O treinador, por sinal, vai mudar a equipe. Já estava preocupado na quinta (21) com o desgaste dos jogadores, e agora não deve deixar de preservar alguns titulares. Já não terá Nikão, machucado, e dificilmente contará com Vinícius, que também está no DM. “É o momento de desgaste. Temos um grupo bem enxuto em que, se não soubermos gerir, seguramente vamos ter problemas”, comentou.

Por isso, o Furacão terá no mínimo essas duas mudanças. Mas a tendência é que pelo menos haja uma terceira troca, para que um volante seja poupado – Otávio, que atuou mais na temporada, deve ficar de fora. “A expectativa é boa. Estou perfeitamente tranquilo em relação àquilo que a equipe pode fazer. Minha única preocupação real é com o desgaste dos jogos. Temos que ver os jogadores que tiverem melhores condições para enfrentar o Fluminense”, resumiu Autuori.

Isso para que o time tenha a força suficiente para se impor diante do tricolor carioca. “Sempre, dentro do possível, queremos propor o jogo. Mas para isso é preciso ter frescor físico. Não tem mágica. Por isso nossa preocupação com os jogadores”, comentou o treinador. E enquanto Paulo Autuori está montando o quebra-cabeça, uma novidade é certa. Walter decidiu mudar de número, passar a jogar com a camisa 19. “É coisa minha. Não posso falar. É coisa minha, do clube. Vou deixar reservado aí para nós. Não posso (falar). Eu mesmo que dei um tempo com a 18”, explicou, bem ao seu jeito. A torcida espera que esta mudança seja a mais decisiva para o resto da temporada.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
1º Turno – 16ª Rodada

ATLÉTICO x FLUMINENSE

Atlético
Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Matheus Rossetto, Hernani e Pablo; Walter, Giovanny e André Lima.
Técnico: Paulo Autuori

Fluminense
Diego Cavalieri, Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Douglas, Cícero e Marcos Júnior; Maranhão, Samuel e Richarlison.
Técnico: Levir Culpi

Local: Arena da Baixada
Horário: 16h
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL)