Reformulação

Gilson Kleina é mantido, mas Valdir Barbosa é demitido do Coritiba

A perda do título do Campeonato Paranaense, a eliminação precoce da Copa do Brasil e o início irregular no Campeonato Brasileiro fizeram a diretoria do Coritiba, antes mesmo do esperado, iniciar uma reformulação no seu departamento de futebol. Depois de uma longa reunião realizada na noite de segunda-feira (30), em um restaurante de Curitiba com membros do G5, foi definida a permanência do técnico Gilson Kleina, pelo menos até o jogo desta quarta-feira (1º), diante da Chapecoense, na Vila Capanema, e a saída do diretor de futebol do clube, Valdir Barbosa.

Durante a reunião, houve algumas divergências de opiniões, já que uma parte da diretoria gostaria também da saída do técnico Gilson Kleina, mas o treinador segue prestigiado no comando do Coxa. Porém, ficou definido que o departamento de futebol alviverde passaria por uma reestruturação e a saída do diretor de futebol, Valdir Barbosa, é um indicativo desta reformulação.

Apesar do prestígio do técnico Gilson Kleina mesmo diante da cobrança do torcedor coxa-branca para a demissão do treinador, um novo tropeço diante da Chapecoense, nesta quarta-feira (1º), na Vila Capanema, pode custar o cargo do comandante. O treinador, desde a sua chegada, ainda em dezembro, não ganhou a empatia da torcida do Verdão que, desde o Campeonato Paranaense, já pedia a sua saída.

Gilson Kleina, no entanto, tem o grupo nas mãos. Jogadores experientes do atual elenco coxa-branca, como o meia Juan e o atacante Kléber, já vieram a público defender publicamente o treinador. Ambos disseram que, em 2016, estão trabalhando em um dos melhores grupos das suas carreiras, muito graças ao comando de Kleina. Assim, a demissão agora do treinador poderia contrariar um pouco a vontade dos jogadores do Coritiba.

O diretor de futebol Valdir Barbosa não completou nem um ano a frente do departamento de futebol do Coritiba. O profissional, que atuava no Cruzeiro, chegou ao Verdão em agosto e foi apontado pela torcida coxa-branca e pela imprensa como um dos responsáveis pela fase irregular do Coxa durante a temporada de 2016.

Valdir Barbosa, no entanto, procurou trabalhar com a realidade do Coritiba. Diante de um mercado inflacionado no Brasil, o então diretor de futebol alviverde procurou ser criativo nas contratações e apostou na vinda de jogadores estrangeiros. Desembarcaram no Alto da Glória o zagueiro Nery Bareiro, o lateral-esquerdo Benitez, o meia César Gonzalez e o atacante Jorge Ortega. Destes, porém, somente Gonzalez conseguiu emplacar com a camisa do Verdão.

A expectativa é de que na janela de imprensa da tarde desta terça-feira (31), a diretoria do Coritiba possa se pronunciar sobre o assunto e anunciar quem deve assumir a direção de futebol do clube. Por ora, a tendência é de que o CEO do Verdão, Maurício Andrade, possa acumular essa função.