Bom sinal

Paraná Clube tem segundo melhor início na Série B

Apesar dos altos e baixos neste início da Série B do Campeonato Brasileiro, o Paraná, com sete pontos conquistados em quatro jogos disputados, já marca o seu segundo melhor início na competição nacional em nove anos disputando a segunda divisão. Com aproveitamento de 58%, o Tricolou igualou a campanha de 2011 e só perde para o início de 2010, quando fez 75% dos pontos disputados nas quatro primeiras rodadas.

Priorizando a disputa da Série B este ano e, até o momento, mantendo os salários em dia, o Paraná Clube não conseguiu emplacar nenhuma grande atuação, mas tem conseguido ser eficiente nos jogos. Depois da derrota por 2×0 na estreia para o Brasil de Pelotas, no Rio Grande do Sul, o Tricolor empatou sem gols com o Bahia, dentro de casa, e vem, agora, de duas vitórias seguidas, contra Sampaio Corrêa, no Maranhão, e Oeste, na Vila Capanema.

O melhor início do Paraná na Série B aconteceu em 2010. Naquele ano, o time paranista terminou o torneio na sétima posição – sua melhor colocação desde que foi rebaixado em 2007 – e fez nove pontos nas primeiras quatro rodadas. Conseguiu vitórias contra Ipatinga (3×0) e Santo André (3×0), na Vila Capanema, Duque de Caxias (5×1), fora de casa, e perdeu para a Ponte Preta (1×0), em Campinas.

Em 2011, o Tricolor, nas quatro primeiras rodadas, somou os mesmos sete pontos conquistados agora. Naquela temporada, o Paraná conseguiu vencer Boa Esporte, fora de casa, e Salgueiro, na Vila Capanema, empatou com a Portuguesa, em casa, e perdeu para o Americana, no interior paulista.

Nas últimas três temporadas, a equipe não conseguiu iniciar bem a Série B. Nas quatro primeiras partidas, conseguiu somar apenas quatro pontos e totalizou 33% de rendimento. Já em 2008 e 2012, o Tricolor marcou seu pior início no certame, com 16% de aproveitamento.