Em Pernambuco, Corinthians repete nova formação na partida contra o Sport

O técnico Tite encontrou uma nova escalação e venceu a Ponte Preta, na última quinta-feira, por 3 a 0. Neste domingo, às 11 horas, contra o Sport, no estádio da Ilha do Retiro, no Recife, pela quarta rodada, o Corinthians mantém a mesma formação para provar que está no caminho certo no Campeonato Brasileiro.

O treinador espera que a equipe que livrou o time de uma incômoda série de cinco jogos sem vitória ganhe entrosamento e aprenda a jogar dessa nova maneira, com três meias e dois volantes, um deles mais marcador (Cristian) e outro com mais liberdade (Bruno Henrique). “Não tenho capacidade de perceber todas as coisas. Não pensava em jogar com Marquinhos, Giovanni e Guilherme, mas o trio foi se encaixando nos treinos. O campo mostra isso para o técnico”, disse Tite.

O que treinador fez foi resgatar uma formação que deu certo na campanha do título brasileiro de 2015, o 4-2-3-1. Com a saída de seis titulares no início do ano, Tite se viu obrigado a reconstruir o time. Após a chegada de novos jogadores, e com outras características, ele tentou um novo esquema tático. O problema foi que os resultados em 2016 não vieram. E a pressão aumentou com as eliminações no Campeonato Paulista e na Copa Libertadores.

“Se você é campeão, tem um esquema montado, dá um ajuste. O Corinthians foi a equipe com o melhor futebol do Paulista, mas não foi campeã. Aí você busca ajustes para se reinventar. A partida contra a Ponte passou por esse processo”, afirmou Tite.

As mudanças não foram apenas táticas. O treinador teve de trocar as peças do time titular. O goleiro Cássio foi barrado. Mas as alterações que deram nova cara à equipe foram a mudança de posicionamento dos volantes e a entrada de um atacante mais veloz, Luciano, no lugar de André.

O jogo contra o Sport é um bom teste para esse novo Corinthians, que vai jogar fora de casa e contra uma equipe que precisa do resultado. Os pernambucanos só somaram um ponto. A tendência é de que o time comandado pelo técnico Oswaldo Oliveira ataque mais do que a Ponte Preta, que passou todo o primeiro tempo se defendendo.

A entrada de Cristian no meio dá mais proteção aos zagueiros. O volante voltou a atuar 90 minutos após um ano e garante que, se depender dele, estará em campo na Ilha do Retiro. “Eu me machuquei, por isso fiquei fora. Quando voltei, estava atrás dos outros. Fiz trabalhos de força e esperei a oportunidade. Mas todo jogador precisa de uma sequência de jogos. Tenho de agarrar a oportunidade”, disse.

O que mais preocupa Tite é o tempo de recuperação entre o jogo de quinta-feira e o deste domingo. Serão exatas 72 horas. O time viajou para o Recife na sexta-feira e treinou no CT do Náutico no sábado. A opção foi treinar pela manhã na capital pernambucana para encarar condições semelhantes de clima ao do jogo na Ilha do Retiro.

Voltar ao topo