A volta do bom futebol

Jogo equilibrado faz Paraná vencer a primeira

O Paraná Clube enfim mostrou um futebol mais próximo daquele que começou muito bem a temporada. A vitória de 1×0 sobre o Sampaio Corrêa, nesta terça (24), em São Luís, representou não só o fim do jejum de gols e bons resultados na Série B do Campeonato Brasileiro, mas uma espécie de “recomeço” tricolor depois das dolorosas eliminações no Paranaense e na Copa do Brasil. Viu-se de novo uma equipe mais organizada e consciente, e que foi superior ao adversário mesmo não sendo brilhante.

É possível dizer que um dos primeiros pontos de mudança para as outras partidas da Segundona foi Lucas Otávio enfim jogando bem. O volante é uma arma para dar mais qualidade ao jogo paranista – foi para isso que ele voltou ao clube. Ele estava devendo, ainda mesmo no Castelão não mostrou o que pode, mas a evolução já foi suficiente para acabar com a correria e com os erros excessivos de passe.

Por isso que, apesar do Sampaio querer botar pressão, e terem Pimentinha um jogador que atrapalhava e muito o sistema de marcação, era o Tricolor quem tinha o controle da partida. Teve inclusive um pênalti claro não marcado de Gedeílson em Rafael Carioca. Pouco depois desta jogada, Nadson chutou de longe, meio com raiva, meio sabendo que o goleiro Ruan não inspirava confiança. Raiva e esperteza deram certo, o goleiro aceitou e o Paraná saiu na frente.

Aí residiu outro ponto de mudança. Mesmo com a vantagem, o Tricolor não mudou seu estilo. Seguiu trocando passes, controlando a posse de bola e exigindo da defesa do Sampaio Corrêa. Apenas Lúcio Flávio estava abaixo da média do time – e Diego Tavares mais uma vez era bloqueado pela marcação adversária.

Com a boa atuação, o Paraná poderia termatado o jogo ainda na etapa inicial, e passado menos aperto. Robson e Válber tiveram chances de ampliar, mas faltou eficiência e principalmente tranquilidade para marcar. Isso permitiu que os donos da casa voltassem para o segundo tempo querendo empatar. Botaram pressão, obrigaram Marcos a fazer boas intervenções. Era pouco, o Tricolor estava seguro em campo. Mas Pimentinha, já citado lá em cima, fez um salseiro pela direita e cruzou para Felipe Costa deixar tudo igual.

Já com Robert em campo, o Paraná percebeu que tinha tudo para sair do Maranhão com a primeira vitória na Série B. E passou a dominar e jogar no campo do Sampaio, até Fernandes mandar a bola para a área, Válber escorar, a bola rebater na defesa e se oferecer para Robson resolver. “Tinha perdido uma chance antes, aí preferi chutar forte”, comentou o atacante, autor do gol que definiu o placar em favor do Tricolor.