Sai, uruca!!!

Paraná Clube vence a primeira partida na Segundona

Finalmente a primeira vitória. Com um jogo consciente, o Paraná Clube ganhou seu primeiro jogo no Campeonato Brasileiro da Série B. Foi nesta terça-feira (24), o 2×1 sobre o Sampaio Corrêa no estádio Castelão, em São Luís. Um resultado que tira muita da pressão sobre o Tricolor, que terá como próximo desafio o Oeste de Fernando Diniz, sexta (27), às 20h30, na Vila Capanema.

O Paraná se montou de uma forma mais compacta. Robson também voltava para cobrir o meio-campo e com isso era possível conter a empolgação do Sampaio, que queria escapar da lanterna da Segundona. Do outro lado, os maranhenses também montavam seu esquema de marcação, impedindo que Diego Tavares tivesse muito espaço. A vantagem era que Rafael Carioca tinha campo para avançar.

Só que a principal peça ofensiva dos donos da casa jogava em cima do lateral-esquerdo tricolor. Pimentinha, baixinho e abusado, passou a atuar como um ponta, ganhando o duelo individual com Rafael. Assim, o Sampaio chegou com muito perigo num cruzamento que passou por Edgar e Carlos Alberto. E o que era um jogo equilibrado passou a ter os maranhenses no domínio.

O Tricolor reclamou muito aos 27 minutos na jogada de Rafael Carioca, que foi derrubado por Gedeílson – mas o árbitro não marcou pênalti e ainda deu cartão amarelo para o lateral e para Nadson. Azar do Sampaio que o lance acordou o camisa 8 paranista, que aos 32 minutos mandou um chute de longe – e o goleiro Ruan deu aquela boa colaborada. Gol justamente daquele que foi ídolo do time de São Luís.

E era possível nos minutos seguintes resolver a parada. Nadson, Robson, Rafael Carioca e Válber tiveram boas chances. O gol deu o alívio que os jogadores precisavam, e a partir da vantagem o Paraná passou a controlar o jogo até o final do primeiro tempo.

Com Léo Gago estreando, o Sampaio tentou botar pressão na etapa final. E os donos da casa melhoraram, passaram a ameaçar pelas laterais e também em chutes de longa distância. Mesmo assim, era insuficiente para assumir o controle da partida, pois o Tricolor estava bem organizado, tentando espaços para o contra-ataque.

Só que aos 23 minutos Pimentinha ganhou mais uma pela direita e cruzou para Felipe Costa aparecer entre os zagueiros do Paraná e empatar o jogo. Aí Claudinei Oliveira decidiu dar gás novo ao ataque, tirando o inoperante Lúcio Flávio e colocando Robert. E foi botar o time pra frente que as chances começaram a aparecer – Pitty chutando forte, depois Robson perdendo dentro da área. E aos 37 do segundo tempo a zaga maranhense se enrolou, Válber tocou e Robson mandou para a rede. Pelo todo do jogo, era o resultado mais justo.

FICHA TÉCNICA

SEGUNDONA
1º Turno – 3ª Rodada

SAMPAIO CORRÊA 1×2 PARANÁ

Sampaio Corrêa
Ruan; Gedeílson, Luiz Otávio, Eli Sabiá e Guilherme; Levi Silva (Léo Gago), Daniel Barros, Pedrinho e Pimentinha; Carlos Alberto (Max) e Edgar.
Técnico: Arlindo Maracanã

Paraná
Marcos; Diego Tavares, Pitty, João Paulo e Rafael Carioca; Lucas Otávio, Anderson Uchôa, Válber e Nadson; Robson e Lúcio Flávio (Robert).
Técnico: Claudinei Oliveira

Local: Castelão (São Luís-MA)
Árbitro: Antonio Santos Nunes (PI)
Assistentes: Francisco Nurisman Machado Gaspar (PI) e Rogério de Oliveira Braga (PI)
Gols: Nadson 32 do 1º; Felipe Costa 23 e Robson 37 do 2º
Cartões amarelos: Nadson, Rafael Carioca, Válber (PR)
Renda: R$ 26.965,00
Público pagante: 2.148
Público total: 3.401