Boas e más lembranças

Furacão volta a Juiz de Fora, agora pra pegar o Botafogo

Um pouco mais pressionado por ainda não ter vencido no Campeonato Brasileiro, o Atlético tenta nesta quarta (25), contra o Botafogo, às 19h30, no Mário Helênio, em Juiz de Fora-MG, o seu primeiro resultado positivo na competição para se afastar das últimas colocações da classificação. O palco da partida é bem conhecido pelo time atleticano que, pela Primeira Liga, venceu o Flamengo na semifinal, mas perdeu a decisão para o Fluminense. Agora espera repetir as boas atuações que fez jogando no interior de Minas Gerais diante dos botafoguenses.

“Juiz de Fora tem muito botafoguense e é a equipe carioca que tem mais torcedor lá. Nós trabalhamos para formar uma equipe, para construir uma equipe que possa estar confortável para fazer seu jogo em qualquer lugar e em qualquer momento. Já estivemos lá duas vezes, fizemos dois jogos bem interessantes e esperamos fazer contra o Botafogo para conseguir o resultado positivo. É isso que vamos buscar”, cravou o técnico Paulo Autuori.

Diante do time carioca que menos investiu e também não venceu no Brasileirão, o treinador atleticano descartou o clima de pressão ou de favoritismo do Furacão e lembrou do ano de 1995, quando era técnico justamente do Botafogo. Naquele ano, Autuori lembrou que o clube carioca era candidato ao rebaixamento e acabou conquistando o Brasileirão.

“Nossa obrigação é fazer um bom campeonato e nós vamos fazer. Não tenho dúvida nenhuma disso. A equipe está demonstrando isso em termos competitivos, foi nesse jogo contra o Atlético-MG e no primeiro tempo contra o Palmeiras”, disse.

“Vamos enfrentar uma equipe na qual eu pude trabalhar. Em 95, o time era considerado que poderia ser rebaixado e foi campeão. Futebol não dá para cravar nada. Em um ou dois jogos é impossível fazer qualquer tipo de análise”, emendou.

Time

Para enfrentar o Botafogo, o comandante rubro-negro não confirmou, mas deu a entender que manterá o mesmo time que entrou em campo contra o Atlético-MG, no último domingo, na Arena da Baixada. Mesmo com o lateral-direito Léo à disposição depois de cumprir suspensão, Eduardo deve ser mantido entre os titulares. “O Eduardo fez um bom jogo e há a possibilidade da manutenção do Eduardo e de toda a equipe, para ser mais concreto. Se a equipe for a mesma, o Léo vai aguardar e será opção”, declarou.

Uma outra mudança poderia ser no ataque, com a volta de Walter no lugar de André Lima. Porém, as boas atuações e a média de gols do camisa 99 dão a ele mais uma vez a condição de titular. “Essa disputa é ótima para qualquer treinador. A disputa é sempre válida. Isso gera uma competição interna, melhora o nível competitivo e essa competição interna é fundamental. Acho ótimo e gostaria que tivesse isso em todas as posições e estamos a caminhar para isso”, afirmou Autuori.

Para a sequência do Brasileirão, o técnico espera que o Atlético, durante os jogos, consiga ter mais o controle da partida. O treinador frisou que essa maturidade coletiva o grupo só vai adquirir com o tempo.

“Em termos competitivos, estamos acertando detalhes. As vezes a gente perde o controle do jogo. Ainda queremos controlar mais. Isso é maturidade coletiva que a equipe vai adquirir com o tempo. Temos que trabalhar, não temos o tempo necessário para isso. O mais importante é que os jogadores entendam, principalmente nas conversas que tivemos e que a cada jogo se faça uma análise do que fizemos vem e aquilo que deixamos de fazer”, concluiu o comandante rubro-negro.

FICHA TÉCNICA

SÉRIE A
3ª Rodada – 1º Turno

Botafogo x Atlético

Bota,fogo
Helton Leite; Luís Ricardo, Emerson, Emerson Silva e Victor Luís; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Fernandes e Leandrinho; Neilton e Ribamar (Anderson Aquino).
Técnico: Ricardo Gomes

Atlético
Weverton; Eduardo, Cleberson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio e Hernani; Ewandro, Pablo e Nikão; André Lima.
Técnico: Paulo Autuori

Local: Estádio Mario Helênio – Juiz de Fora (MG)
Horário: 19h30
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa-PA)
Assistentes: Marcio Gleidson Dias (PA) e Helcio Araújo Neves (PA)