Exclusivo do site

Análise: Atlético e Coritiba precisam trazer reforços

Duas rodadas, quatro jogos disputados e apenas uma vitória. O começo de Atlético e Coritiba no Campeonato Brasileiro não vem sendo dos mais animadores. Embora tenham oscilado entre bons e maus momentos durante as partidas, os resultados acabam pesando.

Atual campeão paranaense, o Furacão foi embalado para a competição nacional, mas a questão emocional vem falando alto. Diante do Palmeiras, o segundo gol com menos de um minuto no segundo tempo derrubou qualquer possível reação. Contra o Atlético-MG, o nervosismo com a arbitragem tirou o foco da partida.

Curiosamente, o Coxa, que perdeu o Estadual e já foi eliminado da Copa do Brasil, se mostrou mais forte no Brasileirão. Na estreia, contra o Cruzeiro, foi superior a maior parte do tempo e criou várias chances, mas esbarrou na marcação da Raposa, que terminou o jogo com dois a menos. Na Vila Belmiro, o Alviverde foi melhor que o Santos no primeiro tempo, mas na etapa final caiu de rendimento e, sem atacar, foi castigado com o gol da derrota aos 51 minutos.

Porém, o que ficou evidente nos dois rivais é que os elencos precisam ser reforçados. E com urgência. Nem Paulo Autuori e muito menos Gilson Kleina têm peças de reposição do mesmo nível no banco de reservas. O Atlético ainda encontra opções que não mudam muito o rendimento da equipe. Tanto que o treinador a cada partida vem fazendo um revezamento entre os titulares. Mas faltam opções que possam mudar o panorama do time taticamente. Normalmente, sai alguém da posição para entrar outro no mesmo setor.

No Coritiba, até mesmo o técnico já vem pedindo contratações. As dificuldades ficaram mais nítidas com as ausências de Juan e Dudu, que ainda estão se recuperando de lesão. Sem falar que desde que Negueba caiu de rendimento Kleina não encontrou alguém para exercer a função. A cada jogo vem tendo que testar um jogador diferente. E basicamente precisa confiar na escalação que entrou em campo.

Com os elencos que têm, a situação da dupla Atletiba é preocupante. Embora seja muito cedo para fazer qualquer análise e que o equilíbrio venha fazendo a diferença neste Brasileirão, fica difícil imaginar os dois representantes paranaenses na metade de cima da classificação se não reforçarem o elenco.