Como eles chegaram até aqui

Relembre as campanhas de Atlético e Coritiba

Atlético e Coritiba chegam ao último jogo do Campeonato Paranaense com trajetórias diferentes. Lá no final de janeiro, a dupla estreava no Estadual. O Furacão fez sua primeira partida fora de casa e contra o atual campeão, o Operário. Mas isso não foi problema e o Rubro-Negro venceu por 2×0. Já o Coxa recebeu o Cascavel no Couto Pereira. Sem muito trabalho, o time de Gilson Kleina goleou por 4×0, já apresentando as credenciais de favorito ao título.

Na segundarodada, o Atlético recebeu o Maringá na Arena e suou para vencer por 1×0. Já o Coritiba foi até a fronteira e enfiou 3×0 no Foz, disparando como melhor ataque. Em seguida, aconteceu o primeiro tropeço do Coxa. O jogo contra o Londrina foi pegado e terminou empatado em 1×1, dentro do Couto. O Atlético foi até o litoral, sofreu, mas venceu o Rio Branco por 2×1.

quartarodada foi um desastre para a dupla. O Furacão recebeu o Jotinha na Arena e não saiu do 0x0. E o Coxa foi pior ainda. O time foi até Toledo e voltou para casa com uma derrota de 3×2. A recuperação alviverde não demorou. Na rodada seguinte, outra goleada por 4×0, desta vez sobre o Operário, no Couto Pereira. Já o Rubro-Negro emplacou o segundo empate seguido, 2×2 contra o Cascavel, fora de casa.

Na metade da primeira fase, o Coritiba fez um grande jogo contra o Rio Branco, no Couto, e ficou no empate em 3×3. Enquanto o Atlético fechava a rodada com outro empate, o terceiro em sequência, 1×1 com o Foz, na Arena. Na sétima rodada, a dupla Atletiba fez feio para os torcedores. O Furacão perdeu o clássico para o Paraná por 1×0, na Vila Capanema. Já o Coxa foi surpreendido pelo PSTC, fora de casa, por 2×1.

O Coritiba se recuperou em seguida, com uma ótima vitória no clássico contra o Paraná por 3×0, em casa. Já o Atlético empatou em 1×1 com o Londrina, fora de casa. Nessa altura o Furacão já corria o risco de não se classificar para as quartas de final. Mas a redenção veio em seguida com uma goleada de 4×0 sobre o PSTC, na Arena. Já o Coxa foi derrotado pelo Jotinha por 1×0, no Janguitão.

Jadson comemora no VGD. O Atlético teve pedreiras contra Londrina e Paraná. Foto: Roberto Custódio
Jadson comemora no VGD. O Atlético teve pedreiras contra Londrina e Paraná. Foto: Roberto Custódio

Na penúltima rodada da primeira fase, o clássico Atletiba. E quem levou a melhor foi o Coxa. Mesmo jogando na Arena, o time de Gilson Kleina fez 2×0 e mostrou mais futebol. Na 11ª rodada, o Atlético perdeu de novo, desta vez para o Toledo por 3×2, fora de casa e terminou na quartacolocação. O Coritiba venceu o Maringá por 3×1, em casa, e finalizou em terceiro lugar.

No mata-mata, o Atlético suou para despachar o Londrina. Um empate em 1×1, em Londrina, e vitória por 2×0, na Arena. O Coritiba passou fácil pelo Toledo. Duas vitórias, lá 2×0 e no Couto, 4×0. Nas semifinais, mais uma vez o caminho do Furacão foi mais complicado. O time de Paulo Autuori encarou o Paraná. No primeiro jogo, em casa, vitór,ia por 2×1 e depois, derrota por 1×0, na Vila Capanema. Decisão foi para os pênaltis e o Furacão levou a melhor. Enquanto o Coxa passou fácil pelo PSTC com duas vitórias. 3×0 fora e 2×0 em casa.

Agora é o momento de ver quem será o campeão. No primeiro duelo, na Arena, o Furacão passou por cima e abriu uma enorme vantagem, vencendo por 3×0. Agora pode perder por até dois gols de diferença que vai dar a volta olímpica no Couto Pereira. Ao Coritiba resta “suar sangue”, como disse o técnico Gilson Kleina, para tentar levantar o troféu de campeão paranaense.