Pachequinho estava em campo

Último 3×0 do Coxa sobre o Atlético no Couto foi em 1995

A tarefa é dura. Vencer o maior rival, ainda mais em uma decisão, por pelo menos três gols de diferença já é dificil. E a história, embora não entre em campo, mostra que é possível construir este placar, mas que raramente acontece. Até hoje, o Coritiba derrotou o Atlético pelo placar necessário 21 vezes, sendo que onze delas foram dentro do Couto Pereira, local da grande final, no próximo domingo (8).

Algumas destas boas vitórias foram emblemáticas. Em 1990, no dia 1º de maio, curiosamente na mesma data do 3×0 do Furacão no primeiro jogo da final deste ano, 52 mil pessoas compareceram ao Couto para ver o Alviverde fazer 3×0 no rival, pelo Campeonato Paranaense daquela temporada. Os gols foram marcados por Ronaldo, e Chicão, que fez dois.

Outro clássico emblemático que acabou em goleada do Coritiba foi em 1995. Pelo Estadual, no dia 16 de abril, o Coxa fez 5×1 no Furacão, em pleno domingo de Páscoa, e o placar elástico gerou a reviravolta no Atlético, quando Mario Celso Petraglia assumiu o clube e o levou ao título da Série B do mesmo ano e, em seguida, construiu o CT do Caju e fez a reforma na Arena da Baixada. Naquele clássico, Brandão fez três dos cinco gols. Jetson e China, contra, fizeram os outros dois gols coxas-brancas.

Por fim, outra vitória memorável pelo placar necessário neste domingo aconteceu também em 1995. Pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Coxa precisava ganhar do Atlético para voltar à elite do futebol brasileiro. Já o Furacão havia garantido o acesso uma rodada antes e, de certa forma, entrou em campo mais relaxado. Sem se preocupar com isso, o Alviverde foi para cima e não só ganhou como aplicou 3×0, gols de Alex, Auri e Pachequinho.

Desta vez, a situação é diferente. Nenhuma destas goleadas foi feita em uma decisão e o clima é outro. Mas são números que podem influenciar o Coxa nesta missão complicada.