Uma vez em 103 edições

Reverter vantagem em final do Paranaense é quase impossível

Se depender do histórico do Campeonato Paranaense, o Atlético já pode comemorar o título de 2016 e celebrar o primeiro troféu na casa do maior rival neste século. Em 103 edições da competição, somente uma vez o time que perdeu o jogo de ida da decisão acabou como campeão. E foi justamente o Furacão.

Em 2005, o Rubro-Negro perdeu por 1×0 para o Coxa no Couto Pereira, e na volta, na Arena da Baixada devolveu o mesmo placar e foi campeão na disputa de pênaltis. No entanto, a diferença do placar entre uma partida e outra era mínima. Ou seja, bastava uma simples vitória, por qualquer resultado, para reverter a situação.

No total, o Campeonato Paranaense teve, até agora, 31 finais disputadas em duelos de ida e volta, sendo que em 20 delas, quem venceu o primeiro confronto levantou o título. Sem contar que nestes casos, apenas uma vez o tive vencedor na ida, perdeu a volta. Em 2008, o Coritiba ganhou por 2×0 a primeira partida, e perdeu a volta por 2×1, na Arena da Baixada, quando Henrique Dias fez o gol salvador após o Atlético abrir 2×0.

Nas outras 11 oportunidades, ou algum time tinha a vantagem de jogar por dois empates, ou empatou a primeira partida e depois venceu a volta. Exceto em 2005.

Naquele ano, assim como em 2016, a única vantagem do time de melhor campanha era decidir em casa. Desta forma, valeria o placar construído nos dois confrontos. Como o gramado do Couto Pereira estava sendo reformado, o primeiro duelo foi no Pinheirão, onde o Coxa levou a melhor e venceu por 1×0, com gol do lateral-direito Rafinha, hoje no Bayern de Munique, da Alemanha, aos 34 minutos do segundo tempo.

Restava ao Atlético vencer o jogo, por um gol de diferença para ir aos pênaltis, ou por dois ou mais para ser campeão nos 90 minutos. O atacante Dênis Marques, aos 19 da etapa final, fez o único gol da partida na Arena da Baixada. A história dos pênaltis, todo mundo conhece. O Furacão foi campeão, com Lima, revelado pelo Alviverde, batendo a penalidade decisiva.

Ou seja, se depender do retrospecto, o Atlético pode ficar tranquilo e já pensar em como comemorar o título. Mas o Coritiba, por sua vez, quer não só vencer a partida diante da torcida, como também entrar para a história e reverter a situação que, até hoje, ainda é algo impossível.