Efeito Autuori

Tática, técnica e psicologia transformam o Furacão

A derrota por 2×0 para o Coritiba na primeira fase do Campeonato Paranaense, na Arena da Baixada, deixou marcas e fez o Atlético tirar grandes lições. Tanto que no domingo (1), na vitória por 3×0, se viu um Furacão bem diferente em campo. Não só na escalação da equipe, mas na postura dos jogadores dentro de campo.

“Eu não tenho medo de fazer as coisas. Se eu tenho certeza, faço as ações que acho necessárias. Eu corro o risco, e se não der certo a responsabilidade é totalmente minha”. Paulo Autuori deu essa declaração após o jogo de ida das semifinais contra o Paraná. E o técnico de novo não teve medo de arriscar. Analisando a forma que o Coritiba iria atuar, escalou o volante Hernani para dar uma melhor transição da defesa para o ataque e o meia-atacante Ewandro para explorar os espaços do lateral-direito Reginaldo, substituto de Ceará.

A ideia deu certo e fez o Coxa não conseguir esboçar uma reação em nenhum momento. No entanto, o que mudou foram as peças, mas não a forma de se pensar dentro de campo. Segundo o zagueiro Paulo André, desde a chegada de Autuori, no começo de março, o Rubro-Negro vem adquirindo um padrão de jogar que vem melhorando a cada partida.

“Taticamente melhoraramos muito, não nesse jogo, mas estamos tendo um padrão. Às vezes ganha, às vezes perde, mas o importante é deixar um legado no clube”, afirmou o defensor.

De acordo com o próprio treinador, a principal diferença apresentada pelo Furacão foi na eficiência na hora de marcar os gols. “O Atlético foi muito eficiente ao longo dos 90 minutos e eficaz no segundo tempo. Eficiente é fazer certo as coisas, e eficácia é fazer as coisas certas, que são os gols. Em muitos jogos criamos chances que poderiam ter sido convertidas e nos ter ter dado uma tranquilidade no resultado. Hoje (domingo) isso aconteceu”, apontou Autuori.

Embora tenha oscilado nas últimas partidas, como nas derrotas por 1×0 para o Fluminense, na final da Primeira Liga, e para o Paraná, no jogo de volta da semifinal do Estadual, dentro do elenco a visão é de que o trabalho vem dando resultado

“É um time que tem potencial, tem cara, e está se acostumando com momentos decisivos. Sem dúvidas é um time preparado”, acrescentou Paulo André.

“Quem está de fora pode ter dúvidas por termos perdido para o Fluminense, mas nunca duvidamos. Todo mundo está sempre se dedicando e mostramos a força do Atlético”, completou o meia Nikão.