Uma aula de bola

Atlético passeia em campo e coloca as duas mãos na taça

Um time jogou a primeira partida da final do Campeonato Paranaense. E esse time foi o Atlético. Fazendo um jogo quase perfeito, principalmente no segundo tempo, o Furacão atropelou o Coritiba, fez 3×0 ontem na Arena e deu um gigantesco passo para voltar a conquistar o título estadual, que não vem desde 2009. Vitória com o dedo de Paulo Autuori, que alterou meio time e viu suas apostas darem certo. Com a participação da torcida. E com a construção de uma vantagem que permite perder o jogo da volta, no próximo domingo, no Couto Pereira, por até dois gols de diferença. Ao Coxa cabe vencer por três gols para ir à decisão por pênaltis ou vencer por quatro gols de vantagem para conquistar o título diretamente.

A partida começou com a surpresa de Paulo Autuori – apostou em Léo, Hernani e Ewandro, tirando titulares absolutos como Eduardo, Jadson e Marcos Guilherme. Apareceu em campo uma equipe agressiva, que partiu para cima desde o primeiro minuto, não na troca de passes dos jogos anteriores, mas sim com um jogo direto, aproveitando as dificuldades do Coritiba, principalmente a fraca atuação de Reginaldo e Carlinhos.
Nos primeiros 45 minutos, o Furacão dominou, mas não criou muito. Quando chegou, Elisson teve duas ótimas intervenções em tentativas de Walter. Mas faltava tranquilidade para concluir melhor as jogadas. Tentando encaixar o contra-ataque, o Coxa não chegava na frente. Não chutou uma única bola no gol de Weverton. Tanto que Gilson Kleina fez apenas um pedido aos jogadores no intervalo – jogar futebol.

Mas os visitantes tiveram que ver um Atlético arrasador. Com mais serenidade, e consequentemente mais eficiente, a vitória foi construída naturalmente. Aí surgiram as opções de Autuori. No primeiro gol, Léo e Nikão ‘inventaram‘ uma jogada ensaiada (o treinador admitiu que não treinou o lance) e o lateral colocou na cabeça de Thiago Heleno, um dos destaques da partida. Ele cabeceou com força, quase um chute, indefensável para Elisson.

O segundo a aparecer foi Ewandro. Ele aproveitou uma falha incrível de Walisson Maia e tocou na saída do goleiro. O 2×0 desnorteou o Coritiba, que definitivamente se perdeu em campo. O terceiro gol era questão de tempo. E veio com outra aposta de Autuori – Hernani. Numa falta frontal, ele cobrou com força e colocação, tirando do alcance de Elisson. A vantagem merecida. E que não foi ameaçada nem com a expulsão de Hernani.

Negueba fica desconsolado. Coritiba terá que fazer milagre. Foto: Cristian Toledo