Análise

Equilíbrio deve ser a marca do primeiro clássico decisivo

Atlético e Coritiba fazem o primeiro clássico da final do Campeonato Paranaense neste domingo (1), às 16h, na Arena da Baixada em um duelo onde, por ser um Atletiba, vale muito o emocional, mas também a parte tática. Por se tratar de um clássico, ainda mais em uma decisão, a tendência é que o equilíbrio tome conta da maior parte dos 90 minutos. Por isso, qualquer jogada surpreendente pode fazer a diferença.

Os técnicos Paulo Autuori e Gilson Kleina devem mandar a campo uma formação muito parecida. Enquanto o Furacão vai no 4-2-3-1, o Coxa joga em um 4-4-2 que é disfarçado no 4-3-3. Os dois, no entanto, atuam com dois jogadores rápídos pelos lados, Marcos Guilherme e Nikão pelo Rubro-Negro, e Negueba e Vinícius pelo Alviverde, além de Pablo e Thiago Lopes pelo meio.

Assim, o embate será quase um espelho de lado a lado. A diferença está nas laterais. Enquanto Eduardo e Sidcley são mais ofensivos pelo Atlético, no Coritiba Carlinhos é quem ataca mais, enquanto Ceará protege mais a defesa. Porém, sem o seu capitão, Kleina deve escalar Reginaldo, que apesar de ser mais ofensivo, terá que ficar mais na marcação. Até por isso, existe a possibilidade de Autuori manter Léo na direita, apesar da volta de Eduardo. Assim, evitaria um buraco por aquele lado e equilibraria, na teoria, mais um setor.

No Atletiba da primeira fase, quando o Coxa ganhou por 2×0, o grande trunfo coxa-branca foi pelo seu lado direito do ataque. Com Pará, e depois Roberto, sem forçar a marcação, Negueba teve toda a liberdade para atacar. Certamente uma correção que Paulo Autuori irá fazer.

Até por isso, deve caber a Deivid essa função de ajudar a defesa. Sem Otávio, suspenso, apenas Jadson deve ser o elemento surpresa do meio-campo. Ao contrário dos dois volantes do Alviverde, que não apoiam tanto e bloqueiam mais os espaços à frente da zaga, o que obriga o adversário a jogar mais pelos lados e com jogadas aéreas, o que não é o forte do time atleticano, uma vez que Walter gosta de buscar o jogo fora da área.

Um duelo tático que deve trazer algo de diferente em ambos os lados. Se fosse tão simples assim, o placar já estaria definido como um 0x0 antes de a bola rolar. Certo é que os dois treinadores analisaram bem o seu adversário e a expectativa é que aconteça mais um Atletiba bem disputado.