Favorito, eu? Que nada!

Mesmo em melhor momento, Coxa fala em equilíbrio

Melhor campanha, melhor ataque, melhor defesa, artilheiro isolado do Campeonato Paranaense. É desse jeito que o Coritiba chega para enfrentar o Atlético neste domingo (1), às 16h, na Arena da Baixada, para o primeiro duelo da final do Estadual. Mas apesar de todo retrospecto favorável recente na competição e também nos clássicos contra o Furacão, o time alviverde descarta o favoritismo e projeta dois jogos complicados contra seu maior rival.

“Favoritismo não existe no futebol. É colocado pelos torcedores, pela imprensa. É um clássico, um jogo diferente. O que passou passou, o Atlético tem desvantagem nos clássicos mas ficou para trás e não conta nada para os dois jogos. Se não entrar atento, ligado, esse tabu pode ser quebrado. É um jogo que mexe com a cidade, com todo torcedor, que deixa as emoções muito altas. Sabemos que temos que trabalhar focados, concentrados os 180 minutos, pois clássicos são decididos nos detalhes”, apontou o volante Alan Santos.

Experiente em clássicos, principalmente na sua primeira passagem pelo Coxa, o técnico Gilson Kleina reforçou que a grande campanha recente do Coritiba nos últimos jogos não torna a equipe favorita para a finalíssima. “Se tratando de clássico, tem muito respeito e aí entra muita tradição e muita história. Clássicos que eu participei em que a gente não estava em um grande momento e saímos vencedores e outros que estávamos em um excelente momento e acabou não vencendo”, lembrou o treinador.

Por isso, o comandante alviverde prefere deixar números e retrospectos favoráveis de lado. Para Kleina, o que terá que se sobressair no clássico Atletiba é o controle emocional e a qualidade do time coxa-branca para conseguir um bom resultado nesse primeiro duelo da decisão do Estadual.

“Entra muito o controle emocional, a sintonia de todos os setores do clube. O ingrediente maior tem que ser a qualidade, o talento e fazer valer a experiência e a juventude, mesclar isso, e fazer valer o espetáculo em si. Em momento algum a gente acha que vai entrar olhando nos números. Vamos fazer de tudo para manter o que a gente vem fazendo e aí a gente passar a ser uma equipe merecedora. Será um jogo difícil e teremos que competir nos dois jogos”, finalizou o técnico.

Crônica imparcial! Leia mais sobre o futebol do Estado na coluna do Mafuz!