Chega desse papo de vice!

Atlético quer encerrar jejum de títulos sobre o maior rival

Sem conquistar um título desde o Campeonato Paranaense de 2009 e acumulando seguidos insucessos em decisões, o Atlético vê, na disputa da decisão do Estadual deste ano, diante do Coritiba, uma grande oportunidade para acabar com a “síndrome do vice” e voltar a dar alegrias ao carente torcedor. Essa marca tem incomodado e, de certa forma, até pressionado o Furacão para a decisão contra o Coxa, mas o goleiro Weverton garante que o time rubro-negro está cada vez mais perto de conquistar um título.

“As pessoas falam que foi vice de novo, mas temos que estar de novo em uma final. É um sinal que estamos próximos e temos outra chance de ser campeão. Sabemos que será uma guerra, uma luta, mas não podemos deixar essa oportunidade escapar”, apontou o goleiro, que está no clube desde 2012 e ainda não tem nenhuma conquista camisa atleticana.

O Coritiba, adversário do Atlético na decisão, tem sido o algoz do Rubro-Negro nos recentes clássicos disputados. Na primeira fase do Paranaense, em plena Arena da Baixada, o Coxa venceu por 2×0 e desde então acumula uma série de vitórias. Apesar do retrospecto recente ruim contra o rival, Weverton descarta um clima de revanche, mas não esconde a ânsia de levantar o caneco com a camisa vermelha e preta.

“Não estamos engasgados com o Coritiba, mas sim por conquistar títulos. Sabemos que vamos enfrentar nosso maior rival e para ganhar o título temos que vencê-los. Será um grande desafio e a gente sabe que pode sair como herói ou como vilão. Essa escolha será a consequência do nosso trabalho. Sabemos que pode acontecer, mas nosso grupo é experiente, qualificado e vamos buscar fazer grandes partidas para dar esse título para nós e para o nosso torcedor que merece”, acrescentou o camisa 12. 

Lado emocional

Mais comedido, o técnico Paulo Autuori prefere deixar as estatísticas e essa pressão de lado. O comandante atleticano ressaltou a necessidade do time controlar o emocional e focar somente no duelo contra o Coritiba.

“Vamos controlar o emocional, quero eles focados em jogar futebol. Se ganha quando você está mais focado que o adversário e fazer aquilo que tem que ser feito, ser melhor que o rival durante os 90 minutos. Essa ansiedade tem que ser segura não apenas na vontade. Claro, ela também é importante, mas não mais que a qualidade de jogo”, enfatizou o treinador.

Apesar do melhor momento do rival, Autuori não vê favoritismo para nenhuma equipe, sobretudo pela semana cheia que o Furacão terá pela frente. “As duas equipes se equivalem pela rivalidade. Não tem nenhum tipo de favoritismo, as equipes vão fazer os jogos que melhor lhe convierem fazer. Nós vamos jogar em casa, estamos tranquilos, até porque vamos ter uma semana inteira para trabalhar, coisa que não temos há algum tempo. Viemos de uma maratona de jogos”, arrematou.

Depois de conquistar o Campeonato Paranaense de 2009, o Atlético, no Estadual, foi vice-campeão das edições de 2010, 2011, 2012 e 2013. Também ,em 2013, o Furacão foi vice-campeão da Copa do Brasil ao perder a final para o Flamengo e, neste ano, ficou no segundo posto da Primeira Liga, quando foi derrotado pelo Fluminense.