O palco da finalíssima

Coritiba volta a decidir um Paranaense no Alto da Glória

Mais uma vez a grande final do Campeonato Paranaense será no Couto Pereira. De 2012 para cá, esta será a quarta vez que o estádio será a casa da festa do time campeão. Apenas em 2014 a final aconteceu em outro lugar, quando Londrina e Maringá disputaram a decisão no Estádio do Café.

Nestas três vezes, o Coxa se deu bem na maioria. Foi campeão em 2012 e 2013, ambas em cima do Atlético, justamente o rival da decisão deste ano. No entanto, a última vez que disputou a final em casa, o Alviverde não tem boas recordações.

Contra o Operário, no ano passado, o Coritiba era o grande favorito ao título. Mesmo com a derrota por 2×0 no jogo de ida, em Ponta Grossa, o Coxa ainda era visto por muitos como o provável campeão, por toda a campanha ao longo da competição e por ter, na teoria, um time mais forte. Só que na prática, não foi bem assim.

Com uma nova derrota, desta vez por 3×0, o Alviverde viu o Fantasma fazer a festa em pleno Couto Pereira. Aos torcedores coxa-brancas, restou apenas aplaudir o feito da equipe operariana, que pela primeira vez conqusitava o título estadual na sua história.

Boas lembranças

Mas para apagar de vez essa má lembrança, o Coxa se apega ao fato de se dar bem contra o Furacão no Couto. Além de ter ganho do rival nas últimas três vezes em que decidiu no Alto da Glória (em 2010 o regulamento era o supermando e o jogo onde o Coritiba foi campeão foi no Atletiba da penúltima rodada, no Couto), o Alviverde não vê o Rubro-Negro ser campeão em seu estádio há 26 anos.

Em 1990, o Atlético levou o título estadual ao empatar em 2×2, com um gol contra do então zagueiro coxa-branca Berg. O Furacão jogava por dois empates e como a ida terminou em 1×1, acabou sendo o campeão. Além disso, o Rubro-Negro só ganhou o título no Alto da Glória contra o Coxa em 1945 (ainda chamado Belfort Duarte) e em 1983.

No geral, o Coritiba já faturou a taça de campeão paranaense no Couto Pereira em cima do Atlético em cinco oportunidades. Além das finais de 2012 e 2013 e do supermando de 2010, o Coxa levou a melhor também nas decisões de 1972 e 1978.