Exclusivo do site

Análise: Vai ter Atletiba na final? Ou não?

Quase todo ano, quando o Campeonato Paranaense começa, a aposta natural é de uma final entre Atlético e Coritiba. É inevitável, pelo simples fato de os dois clubes serem nossos representantes na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, pela verba maior que os dois recebem, pela estrutura maior. Este ano, mais ainda, pela decisão de ambos entrarem desde o início da competição com o time titular.

Só que demorou até voltarmos a dizer que um Atletiba pode acontecer na decisão do Estadual. E por falha dos dois times. Afinal, Furacão e Coxa fizeram uma primeira fase irregular, ficando atrás de Paraná e J. Malucelli, e com o Londrina beliscando seus calcanhares (isso por ter perdido seis pontos, senão era o melhor dos doze times).

Mas a partir das quartas de final a dupla começou a mostrar evolução técnica e tática. A do Coritiba, é verdade, vem de antes, da própria vitória nos clássicos com Atlético e Paraná. Gilson Kleina arrumou o time, contando com a ótima fase de jogadores como Carlinhos, Alan Santos, Juan e Kléber.

A vitória sobre o PSTC neste domingo (17) só comprova a melhora. Na fase inicial, o Coxa foi um time desarrumado contra um rival acertado. Desta vez, a superioridade foi evidente, e o placar foi construído com normalidade. Só não se pode cravar que o Cori está na final porque o time de Cornélio Procópio já se mostrou capaz de proezas surpreendentes.

O Atlético melhorou quando enfrentou rivais mais fortes. O Londrina, uma ameaça e tanto, ficou pelo caminho com duas atuações sólidas. E no clássico de sábado (16) contra o Paraná Clube, o Furacão foi superior e só não fez uma vantagem porque Marcos teve uma das melhores atuações individuais do campeonato – senão a melhor. Vinícius, Paulo André, Nikão e Walter estão empurrando o time, além do iluminado André Lima.

Isso diz que o Rubro-Negro tá garantido? Não. Os paranistas são fortes em casa, querem lotar a Vila Capanema e a vantagem de 2×1 não é definitiva – e os próprios atleticanos sabem disso. Vai ser outro grande jogo no domingo (24), e quem passar será um finalista pra lá de merecido.