Baixada silenciosa

Organizada cumpre promessa e fica fora do estádio

A Arena da Baixada vive uma noite diferente nesta quarta-feira (13), no duelo entre Atlético e Brasil de Pelotas, na volta da primeira fase da Copa do Brasil – vitória do Furacão por 1×0. Em protesto a medida proibitiva da diretoria atleticana, que vetou o uso dos seus materiais de percussão, bandeiras, faixas e vestimentas, a torcida organizada Os Fanáticos não entrou no estádio para acompanhar a partida e realizou, do lado de fora, um protesto contra o ato da cúpula rubro-negra. 

Dentro do estádio, antes mesmo do jogo começar, dava para ouvir a organizada cantando as suas músicas tradicionais do lado de fora. Apesar de apenas o material estar vetado, a facção decidiu, mesmo assim, não entrar na Arena da Baixada. Cerca de 60 integrantes da organizada ficaram do lado de fora, com a bateria e bandeiras, cantando durante a partida em protesto a proibição imposta pela diretoria do Furacão. 

A proibição da entrada da organizada de forma caracterizada é por tempo indeterminado e, por isso, os torcedores ficaram do lado de fora para provar a importância da facção nos jogos do Furacão na Arena da Baixada. “A diretoria vai ver o quanto somos importantes nos jogos. Por isso decidimos realizar esse protesto e não entramos para esse jogo”, frisou um membro da facção, que não quis se identificar. 

No setor Fan, onde fica a torcida organizada Os Fanáticos durante as partidas, os associados deste local assistiram maior parte do jogo sentados, sobretudo por conta da atuação ruim do time atleticano diante do Brasil de Pelotas. Assim, restou ao resto da torcida puxar alguns cantos tradicionais nas partidas do Furacão na Arena da Baixada. 

O atacante Walter, pivô da medida proibitiva – já que a diretoria atleticana tomou a decisão depois da organizada divulgar um vídeo ameaçando o camisa 18 – e que não vive uma boa fase, na hora do aquecimento, ao errar um chute, foi vaiado por alguns torcedores. O goleiro Weverton se virou ao torcedor e pediu mais paciência com o centroavante rubro-negro.