Opinião da Tribuna

Criação da Liga Paranaense: somos favoráveis

Começando pelo começo: somos sempre favoráveis a iniciativas que favoreçam nossos clubes. Por isso a Tribuna empunhou desde 2014 a bandeira da criação de uma liga regional. Nos últimos dois anos, apresentamos matérias que deixavam claro que um torneio com times de outros estados era mais rentável do que apenas o campeonato estadual. A Primeira Liga, na qual o Atlético é finalista, já prova isso.

E como fomos a favor de forma entusiasmada da Sul-Minas-Rio, estaremos do lado dos clubes se o caminho for o da criação da Liga Paranaense. Nossas competições precisam ser mais rentáveis, mais organizadas, mais enxutas, e se isso for o objetivo da liga, somos favoráveis.

É só tomar como exemplo o Campeonato Paranaense. Não fosse o investimento da TV e os clubes não teriam nenhum aporte financeiro para a competição. Há quem pense que o dinheiro pago é pouco – talvez seja nos números frios, mas o que se coloca no Estadual é bem mais do que o mercado local comporta. E isso não é opinião, é fato.

Claro que o nosso apoio não é um cheque em branco. O início da formação da Liga, se é positivo por contar com um número expressivo de clubes, não pode ser uma espécie de “encontro dos derrotados”, uma tentativa de vingança pela perda da eleição da Federação Paranaense de Futebol.

Queremos sim um campeonato forte, uma competição organizada e em que todos ganhem – principalmente os clubes. E é inevitável que para isso acontecer é fundamental que Atlético, Coritiba, Paraná Clube e Londrina liderem esse processo. Se as negociações andarem, se os princípios forem corretos, se os clubes forem os vencedores, podem ter certeza que a Tribuna estará ao lado do nosso futebol.