Revolução

Liga Paranaense formada pelos clubes está perto de sair do papel

Os clubes paranaenses deram um umportante passo para a criação da Liga Paranaense. Na noite de terça-feira, cerca de 30 clubes da primeira, segunda e terceira divisões se reuniram no hotel Bourbon e podem organizar os campeonatos se encontrare uma brecha jurídica que permita aos clubes não serem desfiliados pela Federação Paranaense de Futebol (FPF).

O problema é que o estatuto da FPF exige que os associados disputem uma competição profissional e outra de base organizada por ela. Ou seja, se a liga organizar um novo Paranaense a partir de 2017, os clubes terão de disputar dois estaduais ou podem ser desfiliados, o que impediria a participação no Brasileiro ou na Copa do Brasil.

Na reunião que foi comandada pelo presidente do Atlético , Luiz Sallim Emed, pelo presidente do Coritiba, Rogério Bacellar, e por Ricardo Gomyde, ex-candidato a presidente da FPF, os clubes autorizaram que seja criada uma comissão para estudar juridicamente a viabilização da liga e que convoque uma reunião futura para a efetiva fundação da nova associação.

“Os clubes disseram que se for bom financeiramente não há nenhum problema. O nosso problema específico é a disparidade de dinheiro entre os clubes”, relatou Arif Osman, presidente do Foz.

“Nós vamos discutir internamente, mas está tudo muito no começo ainda”, resumiu o presidente do J. Malucelli, Juarez Malucelli. Mesmo que não organize o campeonato, a liga pode ser importante na busca de novos patrocínios.

Já o presidente do Coxa preferiu focar mais na união dos times. “Não digo que é um primeiro passo para uma liga, mas um primeiro passo para fortalecer os clubes”, afirmou Bacellar, na saída do Bourbon.

“O problema de todos os clubes é calendário e dinheiro. Todos querem melhorar isso”, completou ele, admitindo que esse é um processo ainda em construção. “Todo mundo pensou que chegaríamos aqui com um prato pronto e não foi assim. A ideia é que se discuta novos formatos e projetos”, acrescentou.

A aprovação das contas da Federação, que será votada nessa quarta-feira (30), não foi discutida.