Tá fazendo falta

Com Gladiador em campo, Coxa é melhor e mais goleador

O Coritiba pode ter um importante reforço para o duelo decisivo contra o Atlético, domingo (20), na Arena da Baixada, pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. O atacante Kléber, recuperado de uma lesão muscular, deve retornar ao time coxa-branca. A volta do Gladiador, pelo menos nos números, pode ser um bom indicativo que o Verdão possa acabar com os altos e baixos e voltar a vencer no Estadual.

Nos 12 jogos que o Coritiba fez na temporada, entre duelos pela Primeira Liga e Campeonato Paranaense, Kléber esteve em campo em seis. Nestes, dos 18 pontos em disputa, o time coxa-branca conquistou 11, totalizando aproveitamento de 61%. Mais do que isso, com o Gladiador em campo, a equipe alviverde marcou 14 gols, sendo oito do centroavante, e sofreu apenas quatro.

Nas outras seis vezes que o Verdão esteve em campo e que Kléber não atuou, o aproveitamento do time coxa-branca caiu drasticamente. Nos 18 pontos em disputa, somente sete foram conquistados, com rendimento de apenas 38%. O ataque também deixou a desejar, com apenas dez gols marcados e a defesa foi vazada sete vezes.

Por isso, após a derrota para o J. Malucelli, o técnico Gilson Kleina não escondeu a satisfação de poder voltar a contar com o atacante Kléber para o primeiro Atletiba da temporada. “Se a gente puder contar com ele, não só volta o artilheiro, mas volta um jogador que representa muito para este elenco. A confiança que o elenco tem nele é muito grande, e a gente sabe que jogo como este é bom colocar os melhores ingredientes”, frisou Kleina, após a partida contra o Jotinha.

Desde o início da temporada, o Coritiba tem mostrado a necessidade de atuar com um jogador mais fixo na área. Com a saída de Henrique Almeida para o Grêmio, Kléber voltou a jogar mais perto do gol. Porém, nos duelos em que o Gladiador não pôde atuar, o time coxa-branca sentiu muitas dificuldades, que foi amenizada um pouco com a contratação do atacante paraguaio Jorge Ortega.

O novo centroavante alviverde estreou diante do Paraná Clube e provou, mesmo sentindo a falta de ritmo de jogo, que pode ajudar muito o Coxa na temporada. Porém, já no seu segundo jogo com a camisa do Verdão, Ortega foi expulso diante do J. Malucelli e desfalca o time de Gilson Kleina no clássico Atletiba. O duelo teria um gosto especial para o atacante paraguaio que, no ano passado, marcou um golaço diante do rival na partida de volta da Copa Sul-Americana, no Paraguai, pelo Sportivo Luqueño e ajudou sua equipe a avançar de fase no torneio internacional.

Dois fatos! Leia mais do futebol parananese na sempre polêmica coluna do Mafuz!