Porco na cabeça

Coritiba joga mal e é surpreendido pelo Toledo

Se o torcedor do Coritiba já andava com o pé atrás com o time neste início de temporada, a péssima atuação de ontem na derrota para o Toledo por 3×2, no 14 de Dezembro, deixou todo mundo muito preocupado. Não foi apenas perder para uma equipe tecnicamente inferior, foi a desorganização em campo, algumas peças bem abaixo do que podem produzir e a submissão tática para os donos da casa. Mesmo que tenha sido um “acidente de trabalho”, o fracasso no Oeste deixa dúvidas imensas para o futuro alviverde na temporada.

Desde o início da partida o Coxa foi taticamente inferior ao Toledo. Ao contrário de outros times do interior, que preferem a retranca, o Porco adiantou a marcação e atacou. Obrigou Wilson a fazer dois milagres com menos de três minutos de partida, e tirando uma ou outra jogada individual do Cori, controlava o jogo. E fez 1×0 num lance simbólico: primeiro por conta do erro de marcação na lateral – Carlinhos e Reginaldo tiveram um rendimento ruim; depois pela falha de cobertura na área após o desvio; e finalmente pela liberdade que Bastos teve para dar uma bicicleta. Golaço, o mais bonito do Campeonato Paranaense até agora.

O Coritiba sentiu o golpe (isso aconteceria também depois do segundo gol), e apenas no final do primeiro tempo chegou com perigo, por conta da qualidade técnica superior de alguns jogadores. Mas não havia organização tática, o meio-campo atuava distante do ataque, Leandro e Guilherme Parede não recompunham o sistema defensivo e o Toledo dominava o meio com a movimentação de Tácio, Murilo e Bastos.

Na segunda etapa, tudo muito igual. E com gol de Murilo cobrando falta. A bola desviou na barreira e enganou Wilson, que esbravejou com os companheiros. Kléber fazia algo parecido na frente, reclamando de todas as jogadas. E Gilson Kleina ia ao desespero à beira do campo. Mas demorou a fazer o que era evidente, povoar mais o meio-campo. Sacou João Paulo e Guilherme Parede e colocou Ruy e Thiago Lopes.

Empate breve

E na base da individualidade o Coritiba começou a chegar, e conseguiu diminuir com Kléber, após bom lance da dupla Ruy e Thiago, que rolou de calcanhar para o Gladiador marcar seu sexto gol no Paranaense. E o empate veio mais tarde com Evandro.
Parecia que o empate seria o resultado final. Mas num contra-ataque Diego Tavares saiu livre e foi atropelado por Juninho, que fez o pênalti e levou o cartão vermelho. Murilo cobrou e fez o time mais arrumado vencer a partida. E deixar a torcida do Coritiba preocupada com o que vem pela frente.

Gladiador

Após a derrota, Kléber estava irritado com o rendimento do Coritiba. Artilheiro do Paranaense com seis gols, o Gladiador não mediu palavras. “A culpa é geral. Temos que brigar pelo título, temos que melhorar, pecamos na bola parada e finalização”, atirou. Ele ainda lamentou os gols perdidos – houve também uma falha da arbitragem em um gol legal de Juan que foi anulado. “No primeiro tempo tivemos várias chances e não marcamos”, comentou.

Voltar ao topo