na telinha

Apesar de problemas, Liga confirma a venda de direitos de transmissão pra Globo

Apesar de alguns problemas enfrentados desde a sua criação, a Primeira Liga deu mais um importante passo para ser realizada já em 2016. Ontem, a Liga confirmou que vendeu os direitos de transmissão de televisão do campeonato para a Rede Globo. “Acertamos tudo e a Globo é quem vai transmitir a Liga neste primeiro ano. Serão poucas datas, num campeonato curtinho. Aí vão avaliar para conversarmos sobre os próximos anos”, contou Gilvan Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro e da Liga, à reportagem. Ele não quis revelar detalhes do acordo, como os valores que serão repassados pelo torneio. A receita total, incluindo a televisão, deve ficar em aproximadamente R$ 80 milhões.

“Fico feliz que tenha saído a viabilização da Liga. É o mais importante, até como um embrião para uma futura liga nacional”, comentou Luiz Sallim Emed, presidente do Atlético.

Desta forma, a Copa Sul-Minas-Rio contorna os percalços encontrados pelo caminho. A recente saída do diretor executivo Alexandre Kalil, incomodado com a condução política do grupo, pôs em risco a continuidade da competição e das negociações com a TV. No entanto, o acordo com a Globo foi fechado sem muito atropelo.

No entanto, os problemas ainda continuam e o maior deve acontecer na primeira reunião da Liga em 2016. Marcada para dia 5 de janeiro, os 15 clubes irão discutir a divisão da verba que a Globo irá destinar para o torneio. Este tema foi o que originou a primeira grande discordância. O Flamengo acha que tem que ganhar uma fatia maior, enquanto a maioria dos clubes opta por uma divisão mais igualitária.

Vai e volta

Mesmo sem ter realizado um campeonato sequer, a Primeira Liga tem tido vários problemas, inclusive de relacionamento entre seus membros, desde que foi criada. Recentemente Gilvan Tavares havia anunciado a saída do Cruzeiro após não concordar com a eleição de seu substituto, Mario Celso Petraglia, então presidente do Furacão. Após um acordo, Petraglia retirou-se do cargo em benefício de Tavares, que confirmou a volta da Raposa ao bloco.