Alívio quase total

Risco do Coxa ser rebaixado caiu muito, mas combinação pode complicar time

As três vitórias consecutivas conquistadas diante de Goiás e Palmeiras, fora de casa, e diante do Santos, no Couto Pereira, amenizaram quase definitivamente a situação do Coritiba no Campeonato Brasileiro. O time alviverde, que antes de enfrentar o alviverde goiano, no Serra Dourada, tinha mais de 60% de risco de queda à Segunda Divisão, chegará para o duelo decisivo contra o Vasco, domingo, às 17h, no Couto Pereira, com apenas 1% de chances de cair, segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola.

O Verdão, se pelo menos empatar contra o Vasco, estará garantido na Série A e ainda rebaixará o rival para a Segundona.

Para o Coritiba cair para a segunda divisão, algumas combinações de resultados pouco prováveis precisam acontecer. Além da derrota do time coxa-branca para o Vasco, dentro de casa, o Figueirense terá que vencer o Fluminense, em Florianópolis, por pelo menos três gols de diferença e o Avaí terá que vencer o Corinthians, campeão brasileiro, fora de casa, e que tem grande aproveitamento jogando no Itaquerão.

Por isso, o Avaí, mesmo fora da zona de rebaixamento, tem um percentual maior de queda do que o seu rival, o Figueirense, na luta contra a degola (ver quadro).

Outros

A situação do Vasco é muito mais complicada. Para escapar, o Gigante da Colina terá que vencer o Coxa e torcer para que Figueirense e Avaí não vençam seus compromissos. Quem também tem uma parada difícil pela frente é o Goiás. O time do Planalto Central terá que vencer seu compromisso contra o São Paulo e torcer por tropeços do Vasco, do Figueirense e pela derrota do Avaí para o Corinthians.

Segurança atenta pro confronto

Ninguém esconde a grande preocupação para o jogo entre Coritiba e Vasco. Por conta do histórico das torcidas, o jogo é tomado como de altíssimo risco pelas forças de segurança pública. Além da chance reduzida de o Coxa cair, o temor maior é de que a torcida da equipe carioca cause transtorno.

As torcidas de Coritiba e Vasco foram protagonistas das duas principais barbáries de torcidas em estádios, ambas nas últimas partidas do campeonato nacional: a invasão da torcida alviverde ao gramado do Couto em 2009 e a briga de vascaínos com torcedores do Atlético na Arena Joinville em 2013.

“Este é um jogo de altíssimo risco”, confirma o delegado Clóvis Galvão, da Delegacia Móvel de Futebol (Demafe). “Por esses problemas que aconteceram no passado a segurança vai ser reforçada”, adianta o delegado, sem dar maiores detalhes.

Está previsto o isolamento das áreas próximas ao estádio, com a retirada de circulação de vendedores ambulantes, entre outras medidas. E haverá prevenção para evitar invasão de campo. Uma reunião entre as forças de segurança acontece amanhã, na sede do 12º Batalhão da PM.

Nada diferente! Confira mais do Coxa na coluna do Massa!