Maior moleza!

Coxa vence o Palmeiras e depende de empate pra seguir na Série A

O Coritiba depende apenas de um empate, na última rodada, diante do Vasco, domingo, no Couto Pereira, para assegurar a sua permanência na Primeira Divisão. Com 43 pontos, o Verdão abriu três de vantagem para o Figueirense, que é o primeiro time da área de risco e, até mesmo se perder para o time carioca, a equipe alviverde poderá escapar da queda.

Se conseguir o empate diante do Vasco, o Coxa chegará aos 44 pontos e, dos times que estão atrás, somente o Avaí poderá ultrapassar o Verdão na tabela. Assim, o Figueirense, que enfrenta o Fluminense, em Florianópolis, se vencer a partida, poderá chegar no máximo a 43 pontos.

O Vasco, que também tem 40 pontos, dificilmente passará o Coxa na classificação. Isto porque o time carioca tem saldo negativo de 26 gols, enquanto o Coritiba tem 11 gols negativos de saldo. Assim, para a equipe cruzmaltina ultrapassar o Coritiba na tabela, terá que golear o Verdão, em pleno Couto Pereira, por pelo menos oito gols de diferença.

Diante disso e, sobretudo por conta do resultado improvável que o Vasco terá que fazer para conseguir lhe ultrapassar na classificação, o Coritiba pode escapar do rebaixamento mesmo que perca o duelo para o time cruzmaltino, no Alto da Glória. Para isso acontecer e, se realmente for derrotado pelos cariocas, o Coxa terá que torcer para Figueirense e Avaí não vencerem seus compromissos contra Fluminense e Corinthians, respectivamente.

Se os dois catarinenses vencerem e o Coritiba, por exemplo, for derrotado pelo placar mínimo diante do Vasco, há a possibilidade de escapar da degola. Para isso, o Verdão terá que torcer para o Figueirense não derrotar o Fluminense por três gols de diferença ou mais.

O Coritiba poderia ter escapado do rebaixamento já nesta rodada. Mas todos os seus concorrentes também venceram. Se o Avaí tivesse empatado com a Ponte Preta, o Coxa chegaria para a última rodada sem nenhum risco de queda. Mas o Leão da Ilha venceu a Ponte Preta, na Ressacada e saiu da zona de rebaixamento. Porém, tem uma parada difícil pela frente na última rodada diante do Corinthians, em São Paulo.

Goiás ainda respira

O Goiás, penúltimo colocado, já não pode mais ultrapassar o Coritiba na classificação. Apesar de ter vencido a Chapecoense, fora de casa, o alviverde do Planalto Central, agora com 38 pontos, precisa vencer seu último compromisso diante do São Paulo, no Serra Dourada, e ainda torcer por uma combinação improvável de resultados para evitar a queda.

O time goiano, além de vencer o tricolor paulista dentro de casa, terá que torcer para o Vasco e para o Figueirense não vencerem seus duelos contra Coritiba e Fluminense, respectivamente, e também pela derrota do Avaí diante do Corinthians, em São Paulo. Se isso acontecer, a permanência do Goiás poderá ser definida no saldo de gols, já que no número de vitórias, primeiro critério, a equipe goiana empatará com seus três concorrentes. A vantagem é que o Goiás tem apenas saldo negativo de nove gols.

Problema

Para complicar ainda mais a situação do Goiás, o São Paulo, adversário na última rodada, está brigando pela última vaga para a Libertadores da América e não vai dar moleza para o time do Planalto Central.

Veja mais lances da vitória Alviverde!

Quase lá! Veja o que pensa o colunista Massa sobre o Coxa!

Paraná Online no Facebook